Prefeitura promove operação aérea contra Covid-19 em cidade na Bulgária

Operação ocorreu no dia 14, em um bairro de Yambol, município com 75 mil habitantes no sudeste do país

A prefeitura da cidade de Yambol, capital da província homônima no sudeste da Bulgária, realizou na manhã da última quinta-feira (14) uma operação aérea de aplicação de desinfetante contra o novo coronavírus. Segundo a administração municipal, o trabalho foi realizado com uma aeronave Antonov AN-2 e o produto aplicado é inofensivo a pessoas, animais e plantas. Aliás, é o mesmo desinfetante utilizado para limpeza de escolas infantis e outros estabelecimentos mantidos pelo governo local.

Ao todo, foram pulverizados 3 mil litros de desinfetante sobre o bairro Raina Knyaginya, na parte norte da cidade. Yambol tem cerca de 75 mil habitantes. O bairro passou por um lockdown extremo entre o dia 10 e 19, quando os moradores não podiam de sair de casa nem para trabalhar. Isso depois de uma semana em que o Raina Knyaginya registrou um terço de 9 novos casos na cidade – incluindo uma criança de um ano e seis meses de idade.

As autoridades locais foram liberando o bairro a partir de amostragens de exames feito em moradores rua por rua. Segundo dados do último dia 18, a cidade tem 491 pessoas em quarentena por causa da doença, entre as 736 que cumprem reclusão domiciliar em toda a região. O distrito tem 85 pacientes de Covid-19 (33 internados e 52 se tratando em casa) e computa 10 mortos pelo coronavírus.

Comments

wonderful comments!