21 de janeiro de 2021

Preservação do Banhado Grande e boas práticas no MS em pauta

Encontros do Sindag discutiram, nessa quarta, regramento e parcerias com foco em sustentabilidade ambiental

Ações de boas práticas e preservação ambiental estiveram em pauta em dois encontros virtuais do Sindag nessa quarta-feira (20). Em ambos, o sindicato aeroagrícola foi representado pelo seu secretário executivo Júnior Oliveira.

A primeira reunião, pela manhã, foi com representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz). O encontro serviu para discutir a proposta do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (Apa) do Banhado Grande, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A área abrange dois terços da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, englobando os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha e conta com produção de arroz e pecuária.

Um dos objetivos do Plano de Manejo é consolidar as regras para a produção ambientalmente sustentável na Apa. Enquanto isso, o regramento é feito por acordos envolvendo o Ministério Público e onde a articulação tem a participação do Sindag – atestando a transparência e comprometimento operadores que atuam na região com a segurança de suas operações.

IAGRO

À tarde, a conversa foi com técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul. Na pauta, a costura para uma cooperação entre as duas entidades, direcionada à capacitação e incremento de boas práticas operacionais em campo. O encontro teve a participação de dirigente das áreas técnicas do Iagro.

Além desses debates, o Sindag integra atualmente mais de 20 conselhos, fóruns, câmaras, e comissões, com entidades governamentais e setoriais pelo País. Desde os conselhos do Parque do Espinilho, Banhado do Maçarico e Reserva do Taim, no Rio Grande do Sul, até a Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação, do Ministério da Agricultura, passando pelo Pacto Global da Onu.

Reunião com lideranças da Farsul e Federarroz foi sobre a sustentabilidade na Bacia do Gravataí…

…e, à tarde, o foco foi alinhavar ações proativas no Centro-Oeste