10 de abril de 2023

Pyka anuncia negociação para drones agrícolas de 280 quilos na Guatemala

Empresa norte-americana, que desde 2021 tem parceria com a  Embraer X, já havia conquistado ano passado autorização para operações noturnas em lavouras de banana na Costa Rica

A fabricante norte-americana de drones Pyka, com sede em Oakland, no Estado da Califórnia, anunciou a assinatura de uma carta de intenção de compra (LOI, na sigla internacional para contratos de exportação) com o Grupo Hame, um dos três maiores produtores de frutas frescas da Guatemala. O acordo prevê testes e subsequente arrendamento operacional do seu modelo Pelican, que é praticamente um avião autônomo, com 6,1 metros de comprimento e 11,6 metros de envergadura, conseguindo uma faixa de aplicação de 10 metros, equipado com atomizadores elétricos.

Pelo acordo, o Grupo Hame deve iniciar testes de desempenho do modelo em suas lavouras de banana, com a ideia de adquirir posteriormente vários aparelhos para seus 10,5 mil hectares plantados com a cultura. Lembrando que o Hames é o maior produtor independente de bananas do mundo – são 37 milhões de caixas por ano, resultado também de técnicas de plantio com emissões reduzidas de carbono e baixa pegada hídrica.

O histórico da presença do modelo Pelican em lavouras de banana na América Central já havia tido um capítulo importante em outubro do ano passado. Foi quando o modelo conquistou a certificação complementar para voo de aplicações noturnas na Costa Rica – concedida pela Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) do país (equivalente à Anac no Brasil). O Pelican já voava desde 2021 em operações diurnas no território costa-riquenho no país e a nova autorização ampliou de cinco para 10 horas por dia a janela de condições climáticas ideais para as aplicações de defensivos.

Na época, a autorização em território costa-riquenho levou em conta o histórico de 3 mil missões no trato de lavouras, desde o início da fabricação do Pelican, em 2020. A partir do sucesso junto ao DGAC da Costa Rica, a startup californiana chegou a anunciar que buscaria a certificação para voo noturno também nos Estados Unidos e no restante da América Latina.

PARCERIA COM A EMBRAER

Além disso, em setembro de 2021 a Pyka e a fabricante brasileira de aviões Embraer – através da Embraer X (o braço de inovação da fabricante de aviões), anunciaram uma parceria de olho também no mercado brasileiro. A colaboração é voltada para tecnologia, certificação, operação e comercialização do Pelican. Onde justamente a parceira brasileira reforçou suas credenciais mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de aeronaves, certificação, fabricação, comercialização e prestação de serviços pós-venda.

Lembrando que no próximo dia 2 de maio entra em vigor no Brasil a Resolução nº 710 da Anac, que altera o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94, da Anac. Basicamente, a nova norma simplifica o registro das também chamadas aeronaves remotamente pilotada (RPA, na sigla em inglês). O principal destaque do novo texto é que, na prática, todos os drones agrícolas poderão ser licenciados para o trato de lavouras ficarão sob as mesmas regras dos aparelhos da Classe 3 do RBAC-E nº 94 (peso máximo de decolagem menor ou igual a 25 quilos).

Isso independente do peso dos aparelhos, mas desde que operados em voo com contato visual diretamente do operador (VLOS, na sigla em inglês) ou de um observador auxiliar (linha de visão estendida, ou EVLOS). Em ambos os casos, voando sob terreno não habitado e observando a altura máxima de voo de até 400 pés (pouco mais de 120 metros). 

O Pelican pesa pouco mais de 280 quilos (com as baterias) e tem carga útil de 317 quilos – ou 317 litros. A velocidade de aplicação é de até 148 quilômetros por hora e uma taxa de aplicação de 52 há/hora com uma vazão de 18 litros/há. Porém, ainda esbarra no problema das baterias, com capacidade para 30 minutos de voo (mais 10 minutos de reserva) – confira as especificações clicando AQUI.

PELICAN: estrela da startup norte-americana já tem autorização para operações noturnas na Costa Rica – Foto: Pyka/divulgação

 

Comments

wonderful comments!