22 de dezembro de 2020

Representatividade consolidada e ações de qualificação marcaram 2020 do Sindag

Balanço do ano foi apresentado esta manhã, durante o Meeting de Imprensa via YouTube, e também reforçou expectativa de crescimento do setor aeroagrícola

Este ano nós crescemos muito. E tudo o que a imprensa trouxe de feedback, seja positivo ou negativo, estamos absorvendo, aprendendo e repassando para nossas associadas. É importante que a imprensa faça o trabalho dela, divulgando os erros e acertos, para continuarmos evoluindo.” Foi com essa fala que o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Thiago Magalhães Silva, abriu a última edição do ano do Meeting de Imprensa. O encontro com jornalistas, que teve também a participação de empresários e parceiros, ocorreu via plataforma Zoom e YouTube, na manhã desta terça-feira (22).

Confira abaixo o vídeo com a íntegra do encontro

Depois da abertura feita por Magalhães, o diretor-executivo Gabriel Colle apresentou um balanço das ações da instituição em 2020. E com boas perspectivas, já que segue valendo a expectativa do setor fechar o ano com um crescimento de pelo menos 3% em 12 meses. O que significa entrar em 2021 com uma frota de quase 2.350 aeronaves – ainda a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Logo após a apresentação, Magalhães, Colle e Oliveira interagiram com os internautas nas respostas a perguntas

Além de outras conquistas a comemorar: “Estamos terminando o ano com representatividade consolidada em pelo menos 21 câmaras técnica, conselhos e comitês em entidades governamentais ou setoriais, desde a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) até o Fórum Agro de São Paulo”, assinalou o diretor. “Hoje, o Sindag tem relacionamento em todos os Estados da Federação. Seja com federações de agricultura ou associações de produtores das principais culturas do País (sojas, milho algodão, café e outras), completou.

Sobre isso, ele destacou ainda a criação, em agosto, da Rede Brasil Institucional Aeroagrícola, já com mais de 10 entidades parceiras e com foco no fomento de boas práticas aeroagrícolas e da própria aviação agrícola. “Além disso, nosso número de sócios passou de 98 em 2015 para 193 neste mês, dentro de um universo de 215 empresas aeroagrícolas em operação. “Ou seja, já representamos mais de 90% das empresas existentes no País”, ressalta Colle.

ESTRUTURA E FORMAÇÕES EAD

O diretor também falou sobre a estrutura do Sindag, destacando sua característica bastante enxuta. “Tudo foi feito com apenas dois diretores remunerados e um staff de quatro funcionários, com empresas terceirizadas atuando nas assessorias Jurídica, de Imprensa, Parlamentar, Técnica, Contábil e de Gestão de Custos. Além do Conselho Administrativo composto por sete empresários do setor, em funções não remuneradas. Isso mais outros 25 empresários que atuam (também de forma não remunerada) nos grupos de Trabalho sobre temas relacionados à Anac, Ministério da Agricultura, setor Jurídico e Institucional.

Dados das ações de 2020 demonstram também percepção sobre a importância da entidade junto às empresas do setor

O Sindag também mantém ações de formação de longo prazo, como a Academia de Líderes, que este ano atingiu a marca de 80 dirigentes formados ao longo de em três edições (41 só em 2020) e os Seminários de Gestão Financeira Aeroagrícolas (que abrangeram 85 gestores em 2020), além das Academias Técnica (260 participantes) e de Segurança Operacional – que teve 232 alunos este ano. Colle também relacionou os encontros do Sindag na Estrada (reuniões focadas na realidade de cada Estado ou região), que este ano foram via web, e ressaltou também os convênios de pesquisas entre o Sindag e universidades – Unicruz, em Cruz Alta; Ufscar, em São Carlos/SP, e Faculdade Imed, em Passo Fundo.

CONGRESSOS

A retrospectiva também abrangeu o sucesso do Congresso via Web, que substituiu a edição presencial do Congresso da Aviação agrícola do Brasil 2020. O encontro movimentou quase 20 mil pessoas entre junho e julho, em rodadas de negócios e palestras e acabou se tornando uma ação permanente (Congresso Web Sempre) até o Congresso AvAg 2021, marcado para Julho, em Sertãozinho/SP. Aliás, uma das grandes expectativas do ano que vem, já que terá uma edição de abrangência de Mercosul e comemorativa aos 100 anos da aviação agrícola no mundo (e 74 anos de Brasil).

Sobre as ações entre 2020 e 2021, a apresentação também se debruçou sobre o incremento da atuação da aviação agrícola contra os incêndios florestais, que resultaram na aprovação, no Senado do projeto de Lei 4629/2020. O dispositivo, que ainda está sendo apreciado na Câmara dos Deputados, inclui a aviação agrícola nas políticas públicas para combate a incêndios florestais no Brasil. Lembrando que este ano, segundo levantamento do Sindicato, a aviação agrícola lançou 10,8 milhões litros de água contra chamas, principalmente no Pantanal, na Chapada dos Guimarães, no Cerrado baiano e em áreas nativas e lavouras em São Paulo e Goiás, entre outras regiões.

“Todos os associados dentro do Sindag são empresários da aviação agrícola e estão trabalhando para melhorar o setor. Foi um debate que tivemos há muito tempo: o que fazer com quem está começando e com os empresários que ainda não atingiram o compliance. Resolvemos dar a mão para os empresários que estão começando ou com alguma dificuldade. Auxiliar a corrigir falhas de segurança, de gestão e até de documentação. Passamos a dar toda a assessoria para garantir que todos estejam atuando de forma legal. Acho que por isso chegamos a mais de 1980 empresas, abrangendo mais de 90% do setor”, concluiu o presidente Thiago Magalhães.

Os dirigentes – junto com o secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, também responderam perguntas os internautas. Nesse ponto, os destaques foram a expectativa de crescimento do mercado de drones (que é alta), participação na Rede Brasil Institucional, aumento da participação do Sindag em debates sobre o setor e outros complementos.