15 de setembro de 2023

Semana teve visitas a parlamentares no Legislativo gaúcho

Comitiva do Sindag fez uma rodada pelos gabinetes de deputados, destacando a importância do setor para o Estado, os 76 anos de atuação no Brasil e distribuindo material sobre o programa BPA Brasil

A última terça-feira (dia 12) teve rodada de visitas institucionais a gabinetes de parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS). O diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, e os conselheiros da entidade Nelson Coutinho Peña e Francisco Dias da Silva conversaram com deputados e assessores sobre a tecnologia aeroagrícola e sua importância para a agricultura gaúcha. A comitiva do Sindag também distribuiu nos gabinetes materiais sobre ações de melhoria contínua do setor, como o projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil), do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e do Sebrae Nacional, apoiado pelo sindicato aeroagrícola.

A aviação agrícola brasileira nasceu no Estado e completou em agosto 76 anos, tendo no Rio Grande do Sul a segunda maior frota do País, com mais de 400 aeronaves. A ferramenta é indispensável em culturas estratégicas para a economia gaúcha como o arroz, soja, milho, trigo, pastagens e outras.

Os principais trunfos da aviação estão principalmente na rapidez e precisão das aplicações, essenciais para o aumento de produtividade nas lavouras e para evitar perdas de insumos, além de garantir a segurança de áreas sensíveis. Para completar, trata-se de uma ferramenta de aplicação com regulamentação específica e ampla: a única que exige, por exemplo, formação no mínimo técnica de praticamente todos os envolvidos na atividade e o tratamento até da água utilizada na limpeza de aeronaves e equipamentos (pátio de descontaminação).

Na ALRS -Oliveira, Peña e Dias da Silva visitaram o deputado Mascus Vinícius (com os impressos)…

… e também os deputados Cláudio Tatsch…

…e Delegado Zucco…

Além de terem sido recebidos no assessores no gabinete dos deputados Carlos Búrigo…