29 de abril de 2023

Setor aeroagrícola foi tema de palestra em evento sobre mulheres na aviação

Estrategista de mídias sociais do Sindag, Gabriella Meireles, abriu a rodada de quatro palestras diárias de profissionais ligadas à aviação, realizadas até a quinta-feira (dia 27) na Universidade Fumec na capital mineira

A estrategista de mídias sociais do Sindag, Gabriella Meirelles, foi uma das presenças no palco do 7º Ciclo de Palestras Profissão Piloto – Mulheres na Aviação, ocorrido em Belo Horizonte. A promoção foi da Universidade Fumec (vinculada é Fundação Mineira de Educação e Cultura) e a palestra de Gabriella ocorreu na manhã do dia 24, no Auditório Phoenix. Com o tema Construindo uma Carreira de Sucesso na Aviação, a representante do sindicato aeroagrícola falou para uma plateia de mais de 90 alunos do curso de Ciências Aeronáuticas da casa.

“Os alunos se mostraram muito interessados na carreira de piloto agrícola e as estudantes do curso ficaram superfelizes em saber do aumento da participação feminina no setor”, ressaltou Gabriella. Ela abordou desde o pioneirismo da Ada Rogato – que foi a primeira mulher piloto agrícola do País, até exemplos da atualidade. Caso das pilotos Juliana Torquetti (que atualmente mora nos Estados Unidos (onde segue atuando como piloto agrícola) e Joelize Friedrichs – uma das principais referências do setor no Brasil (além de ter sido a primeira piloto agrícola feminina a atuar em combate a incêndios florestais).

A palestra também integrou a agenda do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil – uma parceria entre o Ibravag e o Sebrae Nacional). Ao mesmo tempo em que as relações entre as entidades e a Fumec também projetam uma parceria para inserção de uma disciplina sobre Aviação Agrícola no curso de Ciências Aeronáuticas.

O roteiro do Clico de Palestras ocorreu em parceria com o Sindag. O evento teve ainda mais três palestras até a quinta-feira (27). Com outras egressas da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Fumec: Nathalie Fonseca, que atualmente é piloto comercial; Isabela Aquino Rocha, que atua como supervisora de Coordenação de Voos, e Raphaela Nunes, que é instrutora de voo e piloto na aviação executiva.

EGRESSA DA CASA: a palestra de Gabriella (terceira a partir da esq) foi prestigiada também por seus ex-professores do curso de Ciências Aeronáuticas