17 de junho de 2021

Setor ganha plataforma digital para envio de relatórios ao Mapa

Sistema do Ministério da Agricultura deve atender também a uma demanda de quase 40 anos por estatísticas amplas do setor e foi apresentado em uma live nessa quarta-feira

Uma live promovida pelo Sindag nessa quarta-feira (16) marcou o lançamento da nova plataforma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para registro das empresas aeroagrícolas e envio digital dos relatórios das operações em campo. O módulo funciona dentro do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) do Mapa e levou cerca de 10 anos para ser desenvolvido. O passo a passo de seu funcionamento foi apresentado pela chefe da Divisão de Aviação Agrícola (DAA) do Mapa, Uéllen Lisoski Duarte Colatto, e pelo agrônomo Lucas Fernandes de Souza, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do órgão.

Com mais de duas horas de duração, a live ocorreu dentro programa Sindag na Estrada – que integra o Projeto Aviação Agrícola 2022, com patrocínio da Syngenta. O encontro virtual teve também uma rodada de esclarecimento de diversas dúvidas encaminhadas em tempo real pelos internautas. A apresentação foi feita em cima do manual desenvolvido pela DAA para os usuários da plataforma. Conforme Souza, o documento será disponibilizado aos operadores, mas a navegação é praticamente intuitiva.

ESTATÍSTICAS

Uéllen destacou a importância e a praticidade da plataforma, tanto para os operadores quanto para o Mapa. “Era para ter sido lançada em fevereiro, mas tivemos ainda algumas validações”. A chefe do DAA explicou que, nesse ponto, foi importante a participação direta do presidente do Sindag, Thiago Magalhães, e da empresa Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola – que presta assessoria documental para o Sindag e suas associadas. “É um sistema que veio pra ficar. Com bons recursos e benefícios para todos”, concluiu.

A medida deve acabar também com uma longa espera por estatísticas abrangentes e precisas sobre a atuação do setor aeroagrícola no País. Desde os anos 1980 a aviação é a única ferramenta para o trato de lavouras que faz esses relatórios para o Mapa. Só que até então seu envio para o órgão na prática vinha, na prática, apenas alimentando um arquivo com informações nunca processadas.

“Mais do que aperfeiçoar o controle e a transparência da aviação agrícola, a ferramenta será importante também para a gestão e construção de políticas para o setor. Seremos mais assertivos na melhoria contínua e as pessoas perceberão melhor a segurança e o papel da aviação”, destacou o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle.