18 de maio de 2022

Seu João e o 502

Empresário gaúcho filma a alegria do pai, piloto agrícola de 72 anos e veterano em motores a pistão, na visita para conhecer o avião agrícola turboélice da empresa

Piloto entre 1969 e 2015 (e agrícola a partir de 1983), o empresário aeroagrícola aposentado João Osório Egert, 72 anos, ficou faceiro e orgulhoso (não necessariamente nesta ordem) ao entrar no cockpit do Air Tractor modelo AT-502B da Destaque Aviação Agrícola, dos filhos Caetano Gheller Egert e João Osório Egert Filho. Faceiro porque foi a primeira vez que ele se sentou no assento de piloto de um avião como este. Orgulhoso por ver onde chegou a estrutura iniciada por ele e adquirida por Caetano – que depois chamou o irmão João para ser seu sócio e tem o outro irmão Jonatas, trabalhando junto.

Confira abaixo o vídeo

Figura conhecida na velha guarda do setor aeroagrícola no Brasil, seu João trabalhou nas empresas Tiaraju, Pilau e Manivela Aviação Agrícola, todas no Rio Grande do Sul. Até que montou a João Osório Aviação Agrícola – sempre no Estado. Aí os filhos começaram a trabalhar com ele, Caetano (já piloto) comprou a empresa e fundou a CJ Aviação Agrícola (tendo o pai como sócio). Até que comprou a parte do pai, criou a Destaque e trabalha hoje com os dois irmãos (um como sócio e na parte administrativa e o outro como piloto.

Em toda essa trajetória, o velho João Osório sempre voou aviões de motores a pistão. Daí a alegria no assento do turboélice. E uma sensação que lhe inspirou: vai renovar a licença de piloto para voar ao menos como lazer, no Cessna 172 “dos guris”.