6 de outubro de 2021

Sindag busca apoio da FPA para projetos sobre custo de etanol e combate a incêndios

Reunião com assessoria da Frente Parlamentar da Agropecuária alinhavou participação do sindicato aeroagrícola em reunião semanal do grupo de parlamentares, para defender propostas

O Sindag deve participar nas próximas semanas de uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em busca de apoio para a emenda do deputado Jerônimo Goergen (PP/RS) à Medida Provisória nº 1063/21. Na prática, a proposta inclui as empresas de aviação agrícola entre as atividades que passam a poder comprar etanol direto das usinas sucroenergéticas. Sem precisar passar pelas distribuidoras ou revendas de combustíveis – muitas vezes em uma viagem de mais de 100 quilômetros antes de poder se transportada novamente para a empresa aeroagrícola. O que por si só já eleva consideravelmente o preço do combustível. Isso considerando ainda que muitas vezes as empresas aeroagrícolas estão dentro das áreas das usinas, tratando seus canaviais. Lembrando também que, segundo os dados do Sindag sobre a frota aeroagrícola brasileira, pouco mais 30% das aeronaves que atuam no setor são movidas a etanol.

O assunto foi tema de uma reunião via web na última semana, entre o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, e o assessor Luciano Carvalho, do Deputado Sérgio Souza (MDB/PR), que preside a FPA. Participaram do encontro também o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e os assessores parlamentares da entidade, Napoleão Salles e Pietro Rubin. O dirigente aeroagrícola também aproveitou para pedir apoio ao Projeto de Lei (PL) 4629/2020, do senador Carlos Fávaro, que inclui a aviação agrícola nas políticas governamentais de combate a incêndios florestais no País.

INCÊNDIOS

No caso do Etanol, a MP 1063/21 foi publicada em agosto e, pelas regras desse tipo de norma, os parlamentares têm até 120 dias para votá-la, para que ganhe força definitiva de lei. Prazo que vale também para a apresentação e aprovação de emendas. Já o PL 4629/20 havia sido aprovado ainda no ano passado no Senado mais ainda aguarda votação em plenário na Câmara dos Deputados. A proposta já teve sinal verde de três comissões da casa e agora a expectativa é de que possa estar valendo ao menos para antecipar os preparativos para a temporada de incêndios de 2022 – já que a deste ano está terminando.

O assessor do presidente da FPA adiantou que as propostas são temas considerados importantes pelo parlamentar e sugeriu que o Sindag apresente seus argumentos a todos os integrantes da Frente, no almoço semanal do grupo (que ocorre sempre às terças-feiras). A expectativa dos representantes aeroagrícolas agora é pelo encaixe do tema na agenda das próximas semanas da Frente, para defender as duas demandas.