25 de março de 2020

Sindag busca parceria com a Cofco para ampliar tecnologia do Polinizar

Além do projeto de preservação das abelhas, reunião em teleconferência discutiu também possível apoio da estatal chinesa para aproximar o setor aeroagrícola de universidades paulistas

Uma parceria entre o Sindag e a Cofco International Brasil para expandir a todo o País o sistema de aplicações aéreas desenvolvido pelo Projeto Polinizar. Esse foi o foco de uma reunião, em teleconferência, entre o diretor-executivo do sindicato aeroagrícola, Gabriel Colle, e o supervisor de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da Cofco Matheus José Tripodi. A ideia é adaptar a tecnologia e métodos a todas as culturas atendidas pela aviação.

A conversa foi na última segunda-feira (23) e abrangeu também a possibilidade da Cofco ajudar a colocar a tecnologia aeroagrícola no currículo das universidades com as quais a multinacional chinesa tem parceria. O assunto agora deve ser à direção da empresa no Brasil. Além da produção de açúcar, etanol e geração de energia a partir do bagaço da cana, a Cofco atua no País também com soja, café, algodão, grãos e oleoginosas.

Iniciativa desenvolvida em usinas paulistas alcançou reconhecimento internacional em sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE E PESQUISAS

Desenvolvido pela Cofco em usinas sucroalcooleiras em São Paulo, o Polinizar envolve apicultores e empresas de aviação agrícola, tanto para o mapeamento das colmeias quanto no manejo das lavouras e apiários. O projeto abrange também o treinamento de apicultores e contou com o investimento em tecnologias pelas aeroagrícolas associadas ao Sindag envolvidas na iniciativa.  A iniciativa foi inclusive tema de uma reportagem especial na edição nº4 da revista Aviação Agrícola, do Ibravag (paginas 12 a 17) – clique AQUI para ver.

O Polinizar tem apoio da Syngenta e alcançou reconhecimento internacional, citada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) como destaque do setor no Business and Biodiversity Forum (Forum de Biodiversidade e Negócios). Foi em 2018, durante a 14.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-14), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Sharm El Sheikh (Egito). Aliás a própria Unica também trabalha para multiplicar os conceitos do Polinizar entre as associadas a demais associadas paulistas.

No caso das universidades, a Cofco tem parcerias com diversas instituições de ensino em São Paulo. Conforme o direto-executivo do Sindag, a ideia aí são “convênios em trio”: não só para entrar no currículo, mas também para fomentar pesquisas. “Também para fortalecer o Fórum Científico da Aviação Agrícola”, ressalta Colle. Além disso, convidamos a Cofco para apresentar um workshop sobre o Polinizar no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil “, completa.