17 de novembro de 2020

Sindag Cenipa e Anac lançam campanha de segurança

Iniciativa surgiu dentro do Conselho da Academia de Segurança de Voo Aeroagrícola e abrange postagens nas redes sociais das três entidades até abril

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) iniciou nesta terça-feira (17) a Campanha Nacional de Segurança de Voo. A iniciativa ocorre em parceria com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e consiste em postagens de cards sobre o tema nas redes sociais das três entidades. A campanha faz parte ainda do projeto Aviação Agrícola 2022, que conta com patrocínio da Syngenta.

Serão publicados novos cards a cada semana, simultaneamente nas redes do Sindag, Anac e Ceripa

Conforme o secretário executivo do Sindag e coordenador da Academia de Segurança de Voo Aeroagrícola da entidade, Júnior Oliveira, a iniciativa nasceu dentro do Conselho da Academia de Segurança, que integra as duas entidades parceiras. As publicações da campanha terão todas as terças e quintas-feiras mensagens sobre os cuidados desde a preparação para o voo aeroagrícola até a execução das operações em campo.

Oliveira explica que o material abrange quatro pilares: Manutenção, Segurança Operacional, Fatores Humanos e Drones. “O foco é ampliar o alcance da Academia, mantendo uma ação constante em prol da cultura da segurança em todas as fases nas operações”, destaca. “A ideia é que o material seja replicado por parceiros e profissionais da aviação, inclusive em grupos de WhatsApp e Telegram”, destaca o coordenador.    

ACADEMIA

A Academia de Segurança de Voo Aeroagrícola surgiu este ano, já tendo abrangido 232 profissionais de 15 Estados, em duas edições. Os encontros são via web, com uma carga horárias de 16 horas de videoconferências em cinco dias de movimentação.

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O curso, que retorna em 2021, é voltado a empresários, pilotos e gestores de segurança das empresas, coordenadores de aviação, mecânicos e outros profissionais do setor. O currículo abrange gerenciamento de risco, planejamento operacional, prevenção de acidentes, aspectos jurídicos e outros temas. Já o corpo de instrutores é conta com especialistas em Direito Aeronáutico, documentação, manutenção, segurança e outras áreas.

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