3 de fevereiro de 2021

Sindag cobra BR Distribuidora por problemas na gasolina de aviação

Sindicato aeroagrícola está buscando reunião com a diretoria da empresa, atrás de garantias para a segurança das operações do setor no País

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) está buscando uma reunião urgente com a direção a BR Distribuidora. O motivo é a venda de lotes de gasolina de aviação (avgas) sem todos os padrões exigidos para as aeronaves, como foi alertado pela própria empresa, em um comunicado na terça-feira (2). A empresa divulgou outra nota nessa quarta (3), dizendo que suspendeu preventivamente a venda de avgas e iniciou o recolhimento do produto comercializado, devolução do lote armazenado
e recebimento de novos lotes.

O Sindag quer saber da empresa a real extensão do problema, sua causa, o que será feito em relação a quem problemas e, principalmente, quais as medidas para garantir que isso não se repita. O objetivo da entidade é a segurança de pilotos e pessoal em solo, além assegurar a tranquilidade das operações aeroagrícolas – em plena safra em diversas partes do País.

Cerca de 45% da frota aeroagrícola brasileira voa com avgas

Por hora, o sindicato aeroagrícola conseguiu apenas uma resposta por e-mail reforçando a nota divulgada pela BR Distribuidora na terça. No documento, a empresa explica que comunicou aos revendedores de combustíveis que contatassem seus clientes diretos, depois que detectou problemas em cinco lotes expedidos a partir da base de Cubatão, São Paulo – que abastece todo o País

Os clientes estão sendo avisados para não decolarem com combustível desses lotes nos tanques de suas aeronaves – puros ou misturados com avgas remanescente do abastecimento anterior. A distribuidora também informou o e-mail pelo qual clientes podem esclarecer dúvidas sobre o problema (atendimentobraviation@br.com.br).

O problema atinge aviões de pequeno porte. No caso da aviação agrícola, onde há também aeronaves movidas a querosene de aviação e a etanol, cerca de 45% da frota ainda utiliza avgas. Especialmente no Rio Grande do Sul. Lembrando ainda que o Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, com um total de cerca de 2,3 mil aeronaves.

ANP E ANAC

Já a Agência Nacional do Petróleo (ANP), informou nesta quarta-feira (3) que havia sido comunicada na noite anterior, pela BR Distribuidora, sobre a existência de “um parâmetro fora dos limites de especificação na gasolina de aviação (avgas).” Em nota em seu site, a ANP explica que está buscando informações para entender a natureza e a extensão do ocorrido, para eventuais providências.

Também nesta quarta, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou comunicado dizendo que segue acompanhando o caso e aguarda avaliação da ANP sobre a qualidade do combustível. A Anac também recomenda que, em caso de evidências de que algum operador tenha abastecido suas aeronaves com combustível fora dos padrões de segurança, que interrompam o uso e busquem imediatamente uma oficina de manutenção aeronáutica credenciada para uma avaliação mais detalhada. Caso o problema se confirme, deve ser relatado à Agência, pelo e-mail assop@anac.gov.br .

wonderful comments!