13 de agosto de 2023

Sindag e Ibravag estarão a partir de quarta no Congresso Latino-Americano do setor

Evento vai até sexta-feira (19), no Uruguai, promovido pela Anepa e com a participação também da entidade coirmã da Argentina, discutindo experiências locais e temas comuns do continente

O diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e o presidente do Ibravag, Júlio Kämpf, representarão o setor aeroagrícola brasileiro esta semana no do Congresso Latino-Americano de Aviação Agrícola, que ocorrerá no Uruguai. Com foco na articulação do setor no continente, o evento este ano deve abordar temas como o combate a incêndios florestais, formação de pilotos, segurança operacional, ações de melhoria contínua e outros assuntos. Será de quarta a sexta-feira (dias 16 a 19), no Hotel Altos del Arapey, na cidade de Salto – na fronteira do país com a Argentina e, para o lado brasileiro, a 175 quilômetros da gaúcha Uruguaiana. A promoção é da Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa), com apoio do Sindag e da Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca).

Clique AQUI para ver a programação

“Um dos nossos objetivos é mostrar o que estamos fazendo no Brasil para promover as boas práticas operacionais”, explica Colle sobre a participação Brasileira. Segundo o dirigente, o trabalho das entidades brasileiras também estará a mostra no estande do País no evento.

Confira o áudio com a fala do diretor do Sindag:

A programação geral terá ainda apresentações sobre os avanços nas tecnologias e regulamentação de drones nas atividades aeroagrícolas, calibração de aeronaves, formação de pilotos e outros temas. Além de demonstrações de aviões e aeronaves não tripuladas.  No caso do combate aéreo a incêndios, o assunto é destaque na programação, abordando desde o sistema integrado de emergências do país até as experiências uruguaias na seca que assolou o País a partir de outubro de 2022 e entrou 2023 – quando a aviação agrícola local atuou em uma das temporadas de incêndios mais intensas dos últimos 20 anos.

O evento terá a participação e autoridades aeronáuticas do Uruguai e do Paraguai, além do Ministério da Agricultura do país anfitrião e outras instituições. Destaque ainda para a  Reunião do Comitê Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, que ocorrerá na quinta-feira (dia 17), com dirigentes do Sindag, Ibravag, Anepa e Fearca. O Congresso Mercosul e Latino-Americano ocorre anualmente, revezando-se entre os três principais países do Comitê Mercosul. No ano passado, foi a vez da Argentina (dentro do Congresso da Fearca) e, em 2024, o evento será em terras brasileiras – inserido no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg).

INTEGRAÇÃO: programação em Salta vai mostrar também a importância da ferramenta aérea contra incêndios