28 de julho de 2024
Sindag marca presença na Coopercitrus Expo 2024
O agente de Desenvolvimento da entidade aeroagrícola, Josué Vieira, conversou com dirigentes da Coopercitrus sobre parcerias para qualificação de operadores de drones
O Sindag marcou presença na Coopercitrus Expo 2024, que terminou sexta-feira (26) em Bebedouro, no norte paulista. A entidade foi representada no evento pelo seu agente de Desenvolvimento Regional, Josué Andreas Vieira. A visita foi importante para as tratativas de aproximação entre o sindicato aeroagrícola e a Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais, organizadora da feira. Conforme Josué vieira, a ideia é alinhar parcerias para regularização de produtores rurais e prestadores de serviços que utilizam drones agrícolas. Isso além da promoção de novas tecnologias e ações conjuntas de melhoria contínua.
O assunto foi tema de uma reunião com o superintendente da Fundação Coopercitrus, Oscar Franco Filho, e os engenheiros agrônomos Paulo Bucci (responsável pelo CAAR da Coopercitrus) e Luiz Gustavo Parolin, responsável pela Experimentação Agrícola da Fundação. “Os três são responsáveis pela aproximação da entidade com o setor aeroagrícola”, destaca Vieira – que também entregou a eles exemplares da revista Aviação Agrícola.
ABRANGÊNCIA
A Coopercitrus é uma das maiores cooperativas do País na comercialização de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas. Segundo o representante do Sindag no evento, isso inclui a comercialização de cerca de 1 mil aeronaves remotas no agro brasileiro. Com mais de 60 filiais, apoio técnico e estruturas para o atendimento das mais diversas culturas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, ela conta com uma carteira de associados de mais de 38 mil agropecuaristas.
A Coopercitrus Expo abriu no dia 22, com a presença do governador paulista, Tarcísio de Freitas, e do secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Piai. Esta foi a 25ª edição da feira e todos os mais de 150 expositores são fornecedores da Coopercitrus. Além de frutas cítricas, os associados da cooperativa trabalham com cana-de-açúcar, café, vereais e outras culturas.
A visita do representante do Sindag no evento ocorreu na quarta-feira (24), quando ele conversou com expositores, produtores rurais e até influenciadores digitais (no caso, João Vitor Castro e Eduardo Palhares, os Primos Agro). Distribuindo também a cartilha Drone Legal, elaborada pelo Sindag para orientar operadores, futuros operadores e contratantes de serviços aeroagrícolas. O documento contém informações sobre a legislação e programas de melhoria contínua da entidade aeroagrícola focados na ferramenta.