17 de agosto de 2022

Sindag na Estrada marca os 75 anos da aviação agrícola

Evento de hoje, em Primavera do Leste/MT, abordará desafios e oportunidades do setor, dentro do BPA Brasil e destacando o aniversário na próxima sexta

O setor aeroagrícola brasileiro completa seu jubileu de diamante na sexta-feira, dia 19 – aliás, Dia Nacional da Aviação Agrícola. Mas a festa já começa nesta quarta-feira (17), com sua história sendo assinalada no 84° Sindag na Estrada, a partir das 14 horas, em Primavera do Leste/MT. O evento tem inscrições gratuitas e ocorrerá na sede da empresa Fribon Aviation, com programação até as 18 horas.

A abertura será com a palestra sobre o BPA e o mercado da aviação agrícola no País (história, desafios e oportunidades), a cargo do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle. Às 15h30, será a vez da palestra do coordenador de Parceria da Xmobots, João Paulo Pedroso, sobre aplicações aéreas com drones. Na sequência, os empresários Leandro Emanuel e Miguel Paim falarão sobre software de gerenciamento da aplicação aérea do DGPS Ag-Nav.

Lembrando que o evento de hoje tem patrocínio da CropLife Brasil, Xmobots, Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, Fribon Aviation e Covington Aircraft, além do apoio da DGPS & Cia.

HISTÓRIA

O dia 19 de agosto de 1947 marca a criação da aviação agrícola brasileira, em uma operação de combate a gafanhotos em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Era uma tarde de terça-feira, por volta das 16 horas, quando o piloto Clóvis Gularte Candiota (patrono do setor) decolou com um biplano Muniz M9 do aeroclube da cidade. Isso tendo a bordo o o engenheiro agrônomo Leôncio de Andrade Fontelles, que planejou a operação e encomendou (junto a um funileiro da cidade) o sistema de pulverização acoplado ao avião – e que foi operado por ele.

Após o sucesso comprovado da ferramenta, os dois se tornaram depois sócios na primeira empresa aeroagrícola do País: a Serviço Aéreo Nacional de Defesa Agrícola – Sanda, que atuou no combate a gafanhotos e outras pragas para o governo gaúcho e produtores rurais. Ela durou até o final dos anos 50, quando Fontelles foi para o Rio de Janeiro e Candiota trocou a aviação pelo comércio e ações sociais.

Clóvis Candiota faleceu em abril de 1976 e, em abril de 1989, tornou-se Patrono da Aviação Agrícola. Isso pelo Decreto-Lei 97.699, que também oficializou o 19 de agosto como Dia nacional da Aviação Agrícola.