29 de julho de 2020

Sindag na Estrada reúne associadas paulistas e órgãos reguladores

Encontro que em São Paulo anualmente serve para afinar comunicação entre o setor e os órgãos de Agricultura no Estado desta vez foi por videoconferência, o que permitiu maior participação de técnicos

Noventa e sete pessoas, entre agentes fiscais e profissionais da aviação agrícola no Estado de São Paulo, participaram segunda-feira (27) da 67ª edição do Sindag na Estrada. O encontro foi por videoconferência e contou com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Secretaria de Agricultura do Estado. Como ocorre todos os anos no Estado, a reunião serviu para os profissionais do setor aeroagrícola e os agentes reguladores debaterem e esclarecerem dúvidas sobre regulamentos e as rotinas da atividade.

Reunião contou com todas as associadas do Sindag no Estado, conversando com autoridades do Mapa e da Secretaria de Agricultura do Estado

O encontro desta vez abordou temas como relatórios operacionais e procedimentos no Estado quando a instruções normativas federais. O encontro também discutiu o esboço da Instrução Normativa do Mapa para o uso de drones no trato de lavouras. Neste caso, reforçando a necessidade de uma boa formação para os pilotos de aparelhos remotos, para garantir a segurança da própria aviação no campo – requisito defendido pelo Sindag e pelas próprias empresas de drones parceiras do setor. A minuta da IN dos Drones segue em consulta pública no Mapa até setembro.

MATURIDADE

O presidente do sindicato aeroagrícola, Thiago Magalhães Silva, fez a abertura do encontro, destacando a importância e a maturidade da relação existente entre o setor e os órgãos reguladores no Estado. Já a chefe da Divisão de Aviação Agrícola (DAA) do Mapa, Uéllen Lisoski Duarte Colatto, aproveitou para ressaltar a preocupação do órgão em fazer com que o setor se desenvolva. Conforme o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a reunião teve a presença de todas as empresas associadas ao sindicato aeroagrícola no Estado.

O secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, lembrou que o fato do encontro desta vez ter sido virtual possibilitou a participação e um maior número de técnicos das empresas. “Tivemos mais profissionais de cada associada presentes para conversar diretamente com os agentes reguladores, tornando mais consistente a troca de informações”, completou.

Iniciado em 2017, o Sindag na Estrada integra o projeto Aviação Agrícola 2020, que conta com patrocínio da Syngenta. A iniciativa percorre todos os Estados onde a aviação agrícola está presente, promovendo o intercâmbio entre o setor e os órgãos de regulação, além de entidades parceiras e do mercado. Os encontros também servem para aproximar o Sindag de suas associadas, levando informações sobre as iniciativas do sindicato e e buscando informações sobre cenários, oportunidades e desafios do setor em cada região do País.