28 de fevereiro de 2024

Sindag participa de audiência sobre pulverizações aéreas no PE

Encontro na Assembleia Legislativa do Estado teve a fala do diretor Cláudio Júnior Oliveira destacando a importância e segurança do setor

“Nós estamos aqui humildemente para ouvir e para falar sobre essa atividade que tem atendido mais de 100 milhões de hectares de lavouras no Brasil”. Assim o diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, iniciou sua fala na audiência pública sobre pulverização aérea de agrotóxicos, ocorrida nessa terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Proposta pelo deputado estadual Doriel Barros (PT), a reunião debateu a segurança dos produtos e, em especial, das ferramentas.

Oliveira chamou a atenção para a segurança do setor aeroagrícola. Tanto pela tecnologia quanto pela legislação rígida em torno da atividade. Esta,  exigindo, por exemplo, alto nível profissional de quase todos os envolvidos na atividade, obrigações como o pátio de descontaminação e até relatórios minuciosos de cada operação em campo.

IMPORTÂNCIA

O dirigente destacou também a importância da aviação para culturas como a cana -de-açúcar (especialmente em estágio de plantas altas), algodão e soja. Além da fruticultura, onde, em alguns casos, seu únicos substitutos seriam os pulverizadores costais (onde o operador literalmente leva o produto às cotas, pulverizando-o manualmente). Resultando também em mais aplicações por temporada – como ocorreu no Ceará, onde a atividade aeroagrícola foi proibida em 2019.

Ele lembrou que a aviação agrícola também protege biomas contra incêndios florestais e, em outros países, é empregada até no combate a mosquitos em aéreas urbanas. Falando também sobre o segmento dos drones de pulverização. Em especial pelo fato das ferramentas remotas substituírem cada vez mais os pulverizadores costais.

A audiência na Alepe teve ainda a participação do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Pernambuco, Pio Guerra . Além do diretor de Defesa e Inspeção Vegetal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), Jurandir Júnior. Também marcaram presença no debate representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado (Sindaçúcar),Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Pastoral da Terra e de assentamentos de pequenos agricultores.

PÚBLICO: reunião na Alepe contou com representantes da Federação de Agricultura, Adagro, Fiocruz, entidades do setor canavieiro, pequenos agricultores e Pastoral da Terra…

…onde representante do Sindag expôs fatores como tecnologia de ponta, ampla legislação e produtividade das ferramentas aéreas

wonderful comments!