12 de janeiro de 2020

Sindag participa de encontro sobre a seca no RS

A coordenadora de eventos do Sindag, Marília Güenter, representou a entidade no encontro da federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que discutiu a seca no Estado. A programação foi na quinta-feira (9) e teve a presença, entre prefeitos, deputados, autoridades da Defesa Civil e outras, do deputado federal Heitor Schuch. Parceiro da aviação agrícola e apoiador de iniciativas sustentáveis em prol da produção gaúcha (de grandes e pequenos agricultores), Schuch engrossou o coro de parlamentares que pedem maior atenção do governo federal em relação ao Estado.

O foco é garantir recursos para projetos de prevenção, como poços artesianos e esquemas para irrigação, além de seguro safra – que muitos produtores consideram desnecessário. O Rio Grande do Sul está vivendo uma das estiagens mais sérias dos últimos sete anos. Trinta e dois municípios do Estado já decretaram situação de emergência por causa da seca.

Segundo o Ministério da Agricultura, produtores do estado comunicaram 5.551 avisos de sinistros para as companhias seguradoras e instituições financeiras que operam o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) e o Proagro. Além de prefeitos de praticamente todas as regiões do Estado, o encontro de quinta na Famurs teve também representantes de entidades de produtores de soja, milho, arroz e outras culturas, entidades de extensão rural.

Schuch destacou ações necessárias para minimizar o problema no Estado e Marília conversou com o deputado sobre as preocupações do setor aeroagrícola

Encontro ocorreu na sede da Famurs, na capital gaúcha

wonderful comments!