11 de julho de 2021

Sindag participa de lançamento de comitê contra chamas em GO

O diretor Tiago Textor apresentou ações do setor em solenidade ocorrida na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado

O diretor do Sindag Tiago Textor representar a entidade, sexta-feira (9) na solenidade de criação do Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural de Goiás. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa) e o dirigente aeroagrícola fez uma apresentação do panorama da aviação agrícola brasileira e das ações do Sindag sobre a matéria. Textor ressaltou a crescente participação da aviação agrícola em ações contra chamas em todo o País, apoiando brigadistas em solo e protegendo pessoas, reservas naturais e lavouras.

O diretor também reforçou o protagonismo que o setor tem tido especialmente nos últimos três anos no sudeste goiano, trabalhando em conjunto com produtores rurais e mantendo brigadas de combate aéreo na temporada de incêndios, que vai principalmente de julho a setembro. Pelo menos três empresas aeroagrícolas associadas ao Sindag na região garantem a atuação de mais de 10 aeronaves em plantões contra chamas em apoio a produtores do Estado. Todas realizaram treinamento de seu pessoal para esse tipo de operação em junho, repassando rotinas de segurança, comunicação e procedimentos durante as missões.

ARTICULAÇÕES

Enquanto isso, o Sindag segue acompanhando (e apoiando) a tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei federal (PL) 4.629/20. De autoria do senador Carlos Fávaro (PSD/MT), o texto já havia sido aprovado no ano passado no Senado e que agora tramita na Câmara dos Deputados. O projeto determina a inclusão da aviação agrícola nos planos de contingência para combate a incêndios florestais dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Na prática, ele autoriza e regulamenta o uso da ferramenta aérea nas políticas de Estado, dando mais agilidade e segurança aos entes públicos para sua utilização.

O projeto foi, inclusive, citado pela presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (CMADS), Carla Zambelli (PSL/SP), em reunião com representantes da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26). O evento vai ocorrer em novembro, em Glasgow, na Escócia a parlamentar conversou no dia 5 de julho com o negociador chefe da COP26, Archie Young, e o enviado do governo britânico para o evento, John Murton.

PANORAMA: diretor do sindicato aeroagrícola falou sobre o protagonismo do setor na lavoura e contra incêndios