25 de maio de 2021

Sindag pede urgência para projeto de controle de incêndios no MT

Entidade manifestou apoio à proposta do deputado Faissal Calil (PV), que prevê o uso da aviação agrícola no combate às chamas em reservas e outras áreas de vegetação

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) deve oficializar nos próximos dias, à Assembleia Legislativa do Mato Grosso, o apoio ao Projeto de Lei (PL) 728/2020, que cria o Programa Estadual de Controle do Fogo. De iniciativa do deputado Faissal Calil (PV), a proposta prevê parcerias público-privadas entre o governo do Estado e operadores de aviação agrícola para o combate a incêndios florestais. Segundo o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a entidade deve enviar ofício ao presidente do Legislativo, deputado Max Russi (PSB), destacando também a urgência da medida ir para plenário, tendo em vista que o período de seca no Estado está começando antes do esperado.

Nesse sentido, na segunda-feira (24) dirigentes do sindicato aeroagrícola tiveram uma reunião via web com o deputado Faissal. “Colocamo-nos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas dos parlamentares sobre como opera o setor, formação do pessoal, legislação e como são as operações contra as chamas”, destaca Magalhães. O dirigente lembra que o esforço da entidade é no sentido de garantir os aviões agrícolas possam entrar em operação mais cedo quando necessários. “Assim não se perde terreno para o fogo”, completa o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, que também participou do encontro virtual.

Confira a fala do parlamentar sobre a iniciativa:

SEGURANÇA

O projeto de Faissal é bem mais amplo do que apenas as operações aéreas. A iniciativa aborda ações conjuntas do poder público, sociedade civil e entidades privada desde as etapas de prevenção contra as chamas. Inclusive com a criação do Comitê Estadual de Controle do Fogo, abrangendo diversos órgãos estaduais, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Corpo de Bombeiro Militar e outras entidades.

Com isso, o PL também dá mais segurança e agilidade aos gestores na tomada de decisões frente a situações críticas. “Além do Sindag, a proposta tem apoio do Corpo de Bombeiros do Estado e dos próprios deputados”, ressalta o parlamentar. Segundo ele, o processo está em fase final de discussão, na Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da casa. “É claro que a manifestação (do Sindag) reforçando sua urgência também é importante nesse momento”, completa Faissal.

Encontro de lideranças aeroagrícolas e técnicos com do deputado Faissal ocorreu via web, nessa segunda-feira (24)

Com a maior frota aeroagrícola entre os Estados, o Mato Grosso conta com cerca de 550 aeronaves em operações em lavouras. A maior parte delas ociosas na entressafra, que coincide justamente com a temporada de incêndios em vegetação. O combate a incêndios em campos e florestas é prerrogativa do setor desde a década de 1960. Segundo o diretor Gabriel Colle, boa parte dos aviões e pilotos no Estado estão equipados e treinados para operações contra as chamas.

BALANÇO

No ano passado, segundo levantamento do Sindag, a aviação agrícola brasileira lançou quase 11 milhões de litros de água contra chamas, em operações de combate a incêndios em todo o País. As aeronaves atuaram principalmente em operações coordenadas pelo ICMBio – no Pantanal e outras reservas federais, em áreas de lavouras e reservas no interior paulista, além do Cerrado Nordestino e áreas de lavoura em Goiás.

Nesse tipo de operação, as aeronaves quase sempre atuam em conjunto com brigadistas em solo (protegendo as equipes e diminuindo as chamas para o combate no chão). Além disso, elas fazem o combate direto em áreas de difícil acesso (principalmente pontos de encostas) e também são importantes para localizar as chamas em seu início, eliminando-as imediatamente ou retardando seu alastramento até a chegada da equipe em terra.

MAGALHÃES: Setor à disposição para esclarecer dúvidas sobre formação de pessoal, equipamentos e como são as operações aéreas

FAISSAL: proposta tem apoio do Corpo de Bombeiros do Estado e dos próprios deputados – Foto: Fablicio Rodrigues/ ALMT