30 de junho de 2021

Sindag presente em curso sobre uso de retardantes contra incêndios no MT

Promovido pelo Corpo de Bombeiros nos dias 25 e 26, programação teve apresentação do sindicato aeroagrícola, a cargo do diretor Wiliam Rambo

O diretor Wiliam Rambo representou o Sindag na última sexta-feira e no sábado (dias 25 e 26) durante a capacitação de 80 pilotos agrícolas do Mato Grosso sobre o uso de aeronaves na aplicação de retardantes contra incêndios em vegetação. O empresário (que é sócio-gerente da Rambo Aviação Agrícola, em Primavera do Leste) apresentou um panorama do setor no País, além da melhoria contínua, transparência e outras ações promovidas pelo sindicato aeroagrícola. O curso ocorreu no Aeroporto de cidade de Santo Antônio de Leverger (35 km de Cuiabá), onde fica o 2º Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Estado. A unidade é estruturada para atendimento de incêndios florestais na região (além das ocorrências em zona urbana).

Como o próprio nome diz, o retardante é um produto aplicado para bloquear o avanço das chamas. O que também diminui a intensidade do incêndio e facilita o trabalho (além de aumentar a segurança) das equipes em terra. O curso teve módulos teóricos e demonstrações práticas. Neste caso, em uma área de um hectare onde o produto foi aplicado em faixas em uma área em que foi ateado fogo (para demonstrar o bloqueio das chamas).

A movimentação teve a presença também da secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e integrou o Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais 2021. A ideia, conforme a secretária, é “ampliar a capacidade de resposta do Estado de Mato Grosso para atuar no início dos incêndios florestais”. Além de somar esforços com o setor privado para evitar o mesmo cenário de 2020 – especialmente no Pantanal.

RAMBO: diretor do Sindag falou sobre cenários e ações do setor aeroagrícola