25 de janeiro de 2020

Sindag prestigia dia de campo do Irga em Cachoeirinha

Atividade teve como tema os 80 anos do Irga na orizicultura gaúcha, e serviu de prévia para evento da Colheita do Arroz, em fevereiro, em Capão do Leão

O secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, representou a entidade no Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), ocorrido na quarta-feira (22), em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A movimentação ocorreu na Estação Experimental do Arroz, do Irga, e reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, entre técnicos, agrônomos, produtores e representantes de entidades do agro.

Clique AQUI para conferir a cobertura do evento no portal do Irga

Oliveira acompanhou o roteiro pelas áreas experimentais de cultivares, abordando desde os cultivares que marcaram história nos 80 anos do Irga até as técnicas atuais de arroz e soja em terras baixas, incluindo manejo integrado de pragas e sementes certificadas. O encontro foi também uma prévia para a 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, marcada para fevereiro em Capão do Leão e promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Encontro teve apresentações sobre variedades e plantio de arros e soja em terras baixas – Fotos: Sergio Pereira/Irga

Aliás, os preparativos para o evento no sul do Estado também foram tema, em Cachoeirinha, da conversa entre Oliveira e o presidente da Federarroz, Alexandre Velho. O representante do Sindag também visitou no local a mostra da empresa AllComp Geotecnologia e Agricultura, onde conversou com o diretor da empresa, Roberto Santini Júnior.

A AllComp estará no estande do sindicato aeroagrícola na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no próximo mês. Ela vai apresentar a tecnologia de drones de pulverização e o espaço terá ainda a mostra de um avião agrícola e sua tecnologia embarcada, levada pela empresa Mirim Aviação Agrícola. O Rio Grande do Sul produz mais de 70% do arroz irrigado do Brasil e a cultura é extremamente dependente da aviação agrícola. O que também contribui para o Estado ter a segunda maior frota aeroagrícola do País.

Oliveira conversou em Cachoeirinha com o presidente da Federarroz, Alexandre Velho…

… e com o diretor presidente da AllComp, Roberto Santini, atualizando os preparativos para o evento do próximo mês no sul do Estado