Sindag terá avião agrícola em seu estande na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Participação da aeronave foi confirmada nessa terça, depois de uma vistoria técnica para avaliar o espaço e planejar a logística do transporte da aeronave

Em parceria com a empresa Mirim Aviação Agrícola, de Pelotas, o Sindag terá um avião agrícola em seu estande na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nessa terça (14), depois de uma vistoria feita por técnicos da Mirim e de representantes da organização do evento no local da mostra. A programação vai ocorrer de 12 a 14 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. Como o local não tem uma área de pouso, o avião será transportado por terra, de uma pista na região, até o estande do Sindag.

A aeronave será uma das atrações no roteiro das Vitrines Tecnológicas – onde produtores rurais, dirigentes do agro, técnicos e agrônomos, além de autoridades e políticos conhecem de perto as tecnologias, pesquisas e novidades para melhorar a eficiência e sustentabilidade das lavouras. “Estivemos verificando as condições do trajeto e a logística necessária para o transporte”, conta o diretor do Sindag Nelson Coutinho Peña. Sócio-gerente da Mirim, Peña destaca a importância da presença do avião na mostra. “A programação começa no dia 12 e esperamos posicioná-lo já na segunda-feira, dia 10”, completa. Além de ceder o aparelho para a exposição, a empresa também é a principal patrocinadora do estande do Sindag.

DRONES E REALIDADE VIRTUAL

O espaço contará ainda uma mostra de aviação com óculos de realidade virtual, onde os visitantes poderão ter a sensação de estar dentro de uma operação aérea – desde o planejamento até o voo sobre lavouras, passando pela preparação da aeronave.  O sindicato aeroagrícola também terá uma mostra de drones de pulverização e de dados por imagens. Nesse caso, por conta da Allcomp Geotecnologia e Agricultura, de Porto Alegre – outra parceira no estande.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em parceria com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Apesar de historicamente participar do evento, este será o quarto ano em que o Sindag conta com estande nas Vitrines Tecnológicas. E a segunda vez em que leva um avião para a mostra – a primeira foi em 2018, em parceria com a Embraer, na edição ocorrida na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha.

O Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do planeta, com cerca de 2,2 mil aeronaves (atrás apenas dos Estados Unidos). No ranking por Estados, o Rio Grande do Sul fica em segundo, com 427 aviões. Além disso, o Estado é berço do setor no Brasil – cujo voo inaugural foi justamente em Pelotas (vizinha a Capão do leão) em 19 de agosto de 1947.

Esta será a segunda vez em que o sindicato tem uma aeronave em seu estande no evento- primeira foi em 2017