26 de janeiro de 2021

Vice-presidente de Finanças da Air Tractor anuncia aposentadoria

David Ickert completou 31 anos de empresa e foi o responsável por estruturar o sistema de financiamento internacional da maior fabricante de aviões agrícolas do mundo

Após 31 anos de serviço na Air Tractor, vice-presidente de Finanças da fabricante norte-americana de aviões agrícolas, David Ickert, anunciou sua aposentadoria. A notícia saiu esta semana no site da revista AgAir Update, que publicou também uma fala do presidente da empresa, Jim Hirsch, destacando o legado de Ickert para a companhia. Segundo ele, o agora ex-vice de Finanças foi o responsável pela criação de uma equipe financeira que consolidou a reputação de credibilidade da Air Tractor junto a parceiros e instituições financeiras.

Ickert estava na Air Tractor desde 1989 – Foto: Ian Wagreich / Câmara de Comércio dos EUA

Foi Ickert que, a partir do pedido de Leland Snow (fundador da empresa, falecido em 2011), elaborou o sistema de financiamento da Air Tractor para clientes de fora dos Estados Unidos – beneficiando diretamente os operadores do Brasil, hoje segundo maior mercado da empresa.

“O programa de financiamento internacional mudou o Air Tractor para melhor”, comenta Hirsch. Com ele, a exportação da empresa norte-americana passou de alguns aviões no início da década de 1990 para algo “bem maior”, como explica o presidente. Hoje, os aviões da Air Tractor operam em cerca de 30 países.

Formado em Contabilidade em 1974, pela Midwestern State University (em Wichita Falls, Texas), Ickert e sua esposa, Marilynn, mudaram-se em 1976 para Olney (também no Texas e onde é a sede da Air Tractor). Ela foi trabalhar na fábrica de aviões agrícolas e ele entrou para empresa somente em 1989. Inicialmente, liberando Leland Snow (que era projetista e engenheiro aeronáutico) para se dedicar mais aos projetos de seus aviões. Mas logo passou a contribuir estrategicamente em análise e planejamento de mercado.

Ao mesmo tempo em que Ikert já preparava sua saída, a Air Tractor puxou para seu time, em agosto, o diretor financeiro Jeremy Prather. Formado em Contabilidade e Finanças pela Universidade do Norte do Alabama em 1998, ele tem MBA em Gestão de Novos Empreendimentos pela mesma universidade e conta com passagens pela Caterpillar, Thyssenkrupp Elevadores e pela Binswanger Glass (construção civil). Prather atua como consultor financeiro e estratégico do presidente da Air Tractor e da equipe de liderança.