3 de agosto de 2022
XMobots forma a primeira mulher do agro certificada a operar drones BVLOS acima de 400 pés
Karoline Santos, 29 anos, atua no setor sucroenergético e obteve a certificação da Anac no final de julho, após avaliação por agente credenciado da Agência
A analista em Tecnologia Agrícola da sucroenergética Atvos, de São Paulo, Karoline Santos, 29 anos, se tornou a primeira mulher do setor a obter a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar drones em operações além do alcance visual (BVLOS, na sigla em inglês, utilizada pelo órgão) e em voos acima dos 400 pés (122 metros). A certificação saiu no final de julho e Karoline atua no trabalho de levantamentos por imagens em lavouras. A Atvos, por sua vez, é a segunda maior produtora de etanol do País. Nascida em 2007, a empresa é também a maior emissora de Créditos de Descabonização (CBios) do Brasil.
Confira no final do texto a entrevista dela para
o programa Bem da Terra, do canal Terra Viva
Karoline atua no segmento de drones da empresa desde 2018, quando ingressou na Atvos e participou do treinamento realizado pela empresa XMobots – através da XPilot, a escola de pilotos da empresa de tecnologias. Agora foi a vez de voltar à XPilot para o novo desafio, subindo de categoria nas operações remotas. Com o acúmulo de horas de voo e o treinamento específico, ela passou pelo crivo de um examinador credenciado pela Anac em avaliações práticas e teóricas – segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94/2017. O teste avaliou seu conhecimento e comportamento como piloto, além de sua interação com a aeronave remota e a missão em campo.
PIONEIRISMO
Em setembro do ano passado, a desenvolvedora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da XMobots, Caroline Carvalho, já havia se tornado a primeira mulher no País a receber da Anac a certificação para voos de drones BVLOS acima de 400 pés. Na época, apenas 10 pilotos no Brasil já tinham essa certificação. Além disso, em 2018 (pouco mais de um ano após a publicação do RBAC-E 94, a XMobots se tornou a primeira fabricante brasileira a ter um drone autorizado a voar acima dos 400 pés. Na época, permitindo que o equipamento pudesse mapear áreas de até 800 hectares por voo.
A XMobots, aliás, esteve este ano entre os destaques do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), promovido pelo Sindag em julho, em Sertãozinho/SP.
Confira a entrevista de Karoline Santos para o Bem da Terra, do canal Terra Viva: