O comportamento empreendedor e o agronegócio

Empreendedor é uma palavra muitas vezes designada para classificar o empresário, aquele que tem uma empresa, que possui funcionários e paga seus impostos. É uma definição correta, mas não é a única e também, em minha opinião não é a mais adequada.

Podemos dizer que a melhor definição para empreendedor é aquela pessoa que faz alguma coisa, que coloca a mão na massa, que percebe que algo deve ser feito e realmente faz acontecer. Não precisa ser orientado por alguém, ou seja, tem muita iniciativa, consegue perceber o que deve ser feito e coloca para funcionar. E para isso, não necessariamente precisa ser empresário dono do seu negócio, pode ser um colaborador em qualquer área da empresa, basta ter disposição para fazer as coisas acontecerem.

Trazendo essa discussão para o agronegócio, cada vez mais precisamos deste perfil profissional, pois o setor esta evoluindo muito nas questões tecnológicas, mas ainda carece de profissionais comprometidos com os resultados, dispostos a entregarem mais do que foram contratados para fazer. O segmento dispõe de muitas oportunidades para quem tem estas características empreendedoras.