Os impacto e benefícios dos programas de prevenção ao tabagismo nas empresas e a redução do consumo no Brasil, pais modelo em prevenção de tabaco

Todos já sabem que o consumo de cigarros é prejudicial para a saúde. Infelizmente, demorou muitos anos para que as pessoas se atentassem aos malefícios que esse vício pode trazer para cada indivíduo.
Apenas em 1950, o tabagismo passou a ser visto como algo negativo para os fumantes e as pessoas ao seu redor. Duas décadas depois, iniciaram-se alguns movimentos para o seu controle e estes tiveram apoio de profissionais da saúde e sociedades médicas.
Atualmente, devemos entender que não se trata apenas de um problema que deve ser tratado pelos órgãos públicos, afinal, o vício em cigarros pode trazer prejuízos para a sociedade como um todo.
Prevenção por meio das empresas

Uma das coisas mais significativas nessa questão é a respeito do quanto um colaborador fumante custa à uma organização. De acordo com pesquisas, um funcionário tabagista pode custar cerca de R$ 13 mil a mais do que um não fumante.
Essas despesas vêm, principalmente, por conta da queda de credibilidade, consultas médicas e faltas no trabalho. Esses dados são alarmantes e mostram uma difícil realidade, especialmente para as empresas privadas.
Para evitar esses gastos, muitas organizações têm apostado em programas de prevenção, pois trata-se de uma forma de ajudar o colaborador e a empresa.
Os programas de controle ao tabagismo devem ser muito bem planejados e tudo deve ser feito de acordo com a demanda de cada empresa.
Como fazer

Conscientização
Primeiramente, é preciso conscientizar os funcionários a respeito de todos os malefícios trazidos pelo tabagismo. Isso pode ocorrer por meio de palestras e campanhas que falem sobre o assunto.
Utilize informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e deixe claro para os seus colaboradores quais são as chances de uma pessoa fumante ter um câncer no pulmão. Além disso, as probabilidades de um derrame e infarto aumentam consideravelmente.
Sem sedentarismo
Apenas uma pequena parcela dos fumantes consegue largar o vício sozinha. Segundo estudos, isso acontece por conta da ansiedade. Uma das formas mais eficientes de conseguir mudar esse quadro é por meio da prática de exercícios.
Além de melhorar a resistência e a qualidade cardiorrespiratória, os exercícios ajudam a diminuir as crises de ansiedade.
O ideal é que o empresário utilize a ginástica laboral em sua empresa e incentive seus colaboradores.
Redução de consumo no Brasil

Há alguns anos, o Brasil se tornou uma referência no que diz respeito à prevenção e ao combate ao tabagismo.
Juntamente com a Turquia, nosso país tomou medidas que ajudaram a diminuir o consumo de tabaco e isso fez com que a OMS reconhecesse esses esforços.
Para essa conquista, foi preciso:

• Criar políticas de prevenção;
  • Monitorar o uso do tabaco;
  • Criar campanhas em rede nacional;
  • Informar os cidadãos sobre os perigos de ser fumante;
  • Oferecer ajuda para largar o vício;
  • Proibir quaisquer tipos de publicidade;
  • Aumentar os impostos sobre o tabaco.
    De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1993, o Brasil vem tentando controlar o consumo de cigarros, porém isso se intensificou nos últimos anos.
    Conheça nosso programa de tabagismo, visite nosso site http://www.prev-one.com.br