Piloto Agrícola no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado que conta com a segunda maior frota de aeronaves agrícolas no país, ficando atrás apenas do Mato Grosso. São aeronaves que decolam a serviço de empresas de aviação agrícola, de fazendas, e também de duas grandes escolas que fornecem o curso de piloto agrícola em solo gaúcho.

No comando destas aeronaves estão os pilotos agrícolas, que por necessidade ou opção escolheram voar neste estado, que tem diferentes cultivares e safras que se diferem de acordo com cada região, e assim também varia a rotina destes profissionais.

Um exemplo são as áreas produtoras de arroz, como na região da Campanha, fronteira com o Uruguai, onde o auge da safra se dá na aplicação de uréia quando as aeronaves facilmente ultrapassam o número de cinqüenta decolagens diárias, exigindo grande esforço e destreza do piloto em comando, já que muitas vezes essas operações são feitas com a aeronave no limite do seu envelope, em pistas restritas e com condições climáticas que não favorecem o voo, como ventos fortes e altas temperaturas. Nesta região a safra geralmente se estende dos meses de novembro a abril.

Outra região, que inclusive está com sua demanda de aviação agrícola crescendo novamente nas últimas safras, e isso se deve a um bom trabalho realizado por empresas e pilotos, é a região norte do estado, que tem como principais culturas a soja e o milho. São áreas que também exigem um bom preparo do piloto, devido ao terreno irregular e um grande número de obstáculos. A safra nessa região é estendida de novembro a março.

Mas a rotina de um piloto agrícola que voa no Rio Grande do Sul vai além de tais dificuldades, são bônus que superam o ônus. Podem desfrutar de belíssimas paisagens, admirando a riquíssima fauna e flora que o estado tem. E mais do que isso, já que em sua maioria estes pilotos agrícolas são gaúchos de fato, desfrutam da oportunidade de voar perto de sua cidade natal, de conviver com a família o ano todo, aliviando um dos maiores pesos que a safra traz, que é a saudade de casa. Além da tão boa sensação de preparar o avião no clarear do dia, tomando um bom chimarrão.