Programa FOE – Medidas simples e baratas que salvam equipamentos e vidas

Acidentes e incidentes aeronáuticos já aconteceram (e ainda acontecem) por esquecimento de ferramentas no interior de aeronaves (dentro do tanque de combustível, junto a cabos de comandos, junto do motor, etc.).

Uma das formas de garantir que o pessoal de manutenção não esqueça alguma ferramenta na aeronave é criar um sistema que informe os usuários sobre a atual localização da ferramenta. Uma medida simples e barata, por exemplo, é a adoção de um mural ou quadro de ferramentas, onde cada ferramenta tem o seu local de fixação e, uma vez removida para uso, o espaço vago apresenta o contorno da ferramenta ausente. Ao final do dia de trabalho todas as ferramentas deverão retornar para o mural! Um espaço vago no mural pode significar ferramenta a bordo de aeronave!

Outra medida simples que pode ser implementada é a adoção de coletores de objetos estranhos (Coletores de F.O.). Convém que esses coletores sejam distribuídos pelo hangar e pátio, e todo funcionário da empresa ao visualizar um objeto estranho deve imediatamente colocá-lo no recipiente coletor mais próximo. Periodicamente, o gestor de segurança operacional poderá esvaziar os coletores de F.O. e fazer um estudo estatístico que mostre os locais de maior incidência de F.O., quais os tipos de F.O. mais encontrados e, com base nesses estudos investigar a origem do problema e tomar ações que diminuam ou eliminem as ocorrências de um dado tipo de objeto estranho que represente perigo nas operações das aeronaves.

O uso de quadros e coletores de ferramentas são algumas das ações integrantes do Programa de Eliminação de Objetos Estranhos (Programa F.O.E.). O gestor de segurança operacional, dentro deste programa, pode considerar também promover as chamadas “Caminhadas F.O.E.”, onde todos os funcionários são chamados a participar de uma caminhada pelas instalações, pátio e pista, na caça de objetos estranhos.

Esses são exemplos de simples e baratas medidas que, caso sejam implementadas e continuamente prestigiadas por todos os membros da organização, evitam incidentes ou acidentes devido a dano por objeto estranho (sigla F.O.D. em inglês), garantindo assim a continuidade das operações e perpetuidade do negócio da empresa, salvaguardando equipamentos e vidas!