1 de setembro de 2020

MBA Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola

SOBRE O MBA - 2ª EDIÇÃO! 

O MBA Gestão, Inovação e Sustentabilidade visa aperfeiçoar e ampliar as competências, proporcionando visão sistêmica e plena de uma empresa aeroagrícola, através do estudo teórico e prático em gestão, inovação e sustentabilidade, divididos em módulos com professores altamente competentes em suas áreas de estudo. A discussão em grupo irá abordar desde os processos de operação, finanças para controle do caixa e investimentos, gestão de pessoas para ampliar as competências técnicas e o trabalho em equipe, e inovação com alta tecnologia e seus impactos no negócio, até visão estratégica de longo prazo e práticas de sustentabilidade.

  • Ampliar o conhecimento em visão estratégica de negócio.
  • Analisar o contexto da transformação digital que está trazendo mudanças nos ambientes de negócios.
  • Apresentar aos participantes métodos e ferramentas indispensáveis para gestão da empresa.
  • Ampliar os conhecimentos sobre sucessão empresarial.
  • Levar os participantes a entender e analisar modelo de negócios.
  • Desenvolver competências e comportamentos para atuarem como líderes nas organizações.
  • Trazer as últimas atualizações sobre as documentações necessárias para um operador aeroagrícola.
  • Analisar sobre as questões ambientais e suas implicações e impactos.
  • Trazer aos participantes conhecimentos sobre o Sistema de Gerenciamento de Segurança operacional
  • Administrar as questões ambientais conforme as exigências legais e as definições segundo o Pacto Global da ONU, que o SINDAG é signatário.
  • Proporcionar uma jornada da sustentabilidade econômica, social e ambiental, através de boas práticas.

Unidade: Online


Data de Início: 19 de JULHO de 2021 / 19h


Dias de aula: Quinzenais


Carga Horária: 360h

 

Clique aqui e faça o download do Guia do Aluno!

 

CERTIFICADO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSO MBA: IMED e SINDAG

IMED em Passo Fundo e Porto Alegre/RS

PARA QUEM SE DESTINA?

* Profissionais de posições chave em suas organizações
* Profissionais com potencial para crescimento em suas carreiras que possuem conexão com o setor aeroagrícola.
* Pilotos agrícolas formados em alguma área de estudo.
* Engenheiros agrônomos Coordenadores de empresas de aviação agrícola.
* Empresários do setor e/ou produtores rurais que possuem aeroanaves.
* Coordenadores de empresas de aviação agrícola em Usinas e fazendas.

Interessados em aumentar seu nível de conhecimento e que possuem vontade de se tornarem membros mais contributivos em suas equipes de trabalho. Pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a gestão empresarial aeroagrícola. Para realizar o MBA, os participantes podem ser formados em Administração, Gestão da Produção, Marketing, Gestão Comercial, Contabilidade, Direito, Engenharia Agronômica, Ambiental e Florestal, Ciências Aeronáuticas e áreas correlatas.

Saiba mais sobre a aviação agrícola na América Latina

 

PORQUE  O MBA GESTÃO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AEROAGRÍCOLA É RELEVANTE?

Esse é o PRIMEIRO E ÚNICO curso de pós-graduação do Brasil, voltado a gestão, inovação e sustentabilidade aeroagrícola. Professores renomados, empresários consagrados no setor, assim como executivos de grandes entidades do Agro, compõe a lista de docentes deste MBA, que busca repassar aos alunos um conhecimento único e extremamente abrangente em conceitos de gestão na aviação agrícola. Entre diversos fatores podemos ressaltar:

  • Visão focada nas necessidades do setor aeroagrícola.
  • Troca de informação entre empresários e profissionais em geral sobre o setor.
  • Visão completa sobre a gestão de uma empresa aeroagrícola.
  • 100% dos professores são profissionais de mercado com qualificação sendo especialistas, mestre ou doutores.

“PRIMEIRO e ÚNICO curso de pós-graduação em
gestão aeroagrícola no mundo.”

METODOLOGIA DO MBA

AULAS AO VIVO

As aulas ocorrem ao vivo, em plataforma digital, possibilitando a interação entre professores e convidados referências no mercado, tirando dúvidas junto aos alunos do curso.

MENTORIA

Durante todo o curso, você conta com profissionais qualificados para te acompanhar, compartilhar conteúdos e proporcionar interações entre alunos e professores.

METODOLOGIA

Você estará no centro da aprendizagem, de forma ativa. Aprendendo a partir da prática e do trabalho em equipe, estimulando sua criatividade em busca da constante inovação, empreendedorismo e liderança. O curso será online e ao vivo (Síncrono), todas as segundas-feiras sendo aulas com interações sistemáticas expositivas da teoria via apresentação do professor, entrega de estudo de caso para discussão com o grupo, troca de experiência entre os profissionais participantes e aplicação prática dos estudos a realidade aeroagrícola.

AMBIENTE DE ENSINO

O curso ainda oferece um ambiente virtual denominado de plataforma de aprendizagem à distância (online). Por meio dessa plataforma, o aluno terá acesso ao material de aula com antecedência de uma semana. Também poderá ser utilizada como uma ferramenta depositária de materiais e de troca de informações. A plataforma poderá, ainda, conter estudos dirigidos online.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Durante o curso convidados especiais sendo empresários do setor Aeroagrícola e do Agro Brasileiro, grandes professores do setor em cada linha de estudo, serão convidados para realizarem explanação sobre os conteúdos abordados.

* O curso também prevê horas de ensino a distância, que abordarão temas e assuntos gerais para ampliação do conhecimento sobre outras áreas.

“Faça seu MBA em Gestão, Inovação e Sustentabilidade Aeroagrícola Totalmente Online IMED | SINDAG”

ESTRUTURA DO PROGRAMA

MÓDULO 1 – GESTÃO EMPRESARIAL
O objetivo deste módulo é levar o conhecimento profundo sobre gestão estratégica de negócio, design do modelo de negócios da empresa, abordagem financeira, marketing estratégico, sistemas contábeis, questões jurídicas e de documentação do setor para atuar no Brasil.

  1. Disciplinas:
  2. *Gestão estratégica e Visão Sistêmica de Negócios
  3. *Fundamentos da Gestão Financeira Aeroagrícola
  4. *Modelo de Negócios e Empreendedorismo
  5. *Gestão da documentação e questões jurídicas Aeroagrícola
  6. *Gestão estratégica de Pessoas
    * Economia Agrícola
  7. *Governança Corporativa e Compliance

 

  1. MÓDULO 2 – INOVAÇÃO
    O objetivo é proporcionar uma visão ampla para o entendimento pleno sobre as novas tecnologias, a forma de implementação e controle, visando a produtividade e crescimento econômico da organização. Estratégias, modelos e estruturas construídas com o foco na inovação, serão apresentadas aos alunos.

Disciplinas:
Introdução ao módulo – Marketing Digital
Processos e técnicas de inovação
Gestão de Processos e Métodos de Solução de Problemas
Gestão de Vendas e Negociação inovadora
Branding: Marketing Estratégico na atualidade
Tendências de Tecnologia de aplicação
EAD – Gestão de Projetos de Inovação em Agronegócio

 

MÓDULO 3 – SUSTENTABILIDADE
Ao finalizar esse módulo o aluno estará apto a desenvolver e liderar uma agenda de sustentabilidade na organização, analisando diversas variáveis pelo mundo, com o foco de trabalho nas ações das principais entidades do Agro que visam esse tema e que são referência no assunto. Este módulo terá foco nos pilares da sustentabilidade econômica, ambiental e social.

  1. Disciplinas:
  2. *Introdução ao módulo
  3. *Sustentabilidade e gestão ambiental – TBL
  4. *Meio ambiente e políticas públicas no agronegócios
  5. *Especificidades agrícolas na aviação agrícola
    *Estudos avançados EAD – Sustentabilidade no Agronegócio
  6.  

MÓDULO 4 – LIDERANÇA SISTÊMICA
Neste módulo será apresentado os principais conceitos sobre liderança e suas responsabilidades na busca por resultados que beneficiam as pessoas e a organização. Desde de características de liderança, inteligência emocional, Neuroliderança e outros assuntos, trarão a aptidão necessária para a formação de um líder com visão do todo, além do aprimoramento dos atuais.

  1. Disciplinas:
  2. *Introdução ao módulo
  3. *Liderança
  4. *Processo de Sucessão Familiar
  5. *Comunicação Assertiva: relações eficazes
  6. *Neuroliderança e inteligência emocional aplicada as lideranças
  7. *Estudos avançados – EAD – Liderança e construção de Equipes
  8. * As disciplinas podem sofrer alteração sem aviso prévio e sem sair do foco do MBA.
INVESTIMENTO

NÃO ASSOCIADO
TAXA DE MATRÍCULA – R$ 150,00 +
• À vista – R$ 6.528,69
Opções de parcelamento:
• 10 x de R$ 725,40
• 24 x de R$ 341,47
Atenção: no ato da inscrição será gerado apenas o boleto referente à taxa de matrícula. Os boletos, conforme a opção de parcelamento escolhida, estarão disponíveis dentro do Portal do Aluno após confirmação da matrícula e assinatura do contrato educacional – com primeiro vencimento em 10/04/2021.

ASSOCIADO SINDAG e IBRAVAG
TAXA DE MATRÍCULA – R$ 150,00 +
• À vista (34% de desconto) – R$4.412,98
Opções de parcelamento:
• 5 x de R$ 947,33
• 10 x de R$ 473,66
• 18 x de R$ 288,85
Atenção alunos SINDAG/IBRAVAG: no ato da inscrição será gerado apenas o boleto referente à taxa de matrícula. Os valores apresentados nas opções de parcelamento estarão sem o desconto aplicado. O desconto/bolsa concedido pela parceria IMEDxSINDAG/IBRAVAG será gerado após a confirmação da matrícula e assinatura do contrato educacional.

 

COORDENAÇÃO E PROFESSORES

Thiago Magalhães Silva
Presidente do SINDAG
Disciplina: Gestão Estratégica e Visão Sistêmica de NegócioSócio-Diretor da empresa Tangará Aerocenter – oficina de manutenção aeronáutica e a Aeroagrícola Chapadão Ltda , empresa de prestação de serviços aeroagrícolas. Administrador de empresas, Advogado e Piloto, atualmente ocupa a Presidência do Sindicato Nacional da Aviação Agrícola (Sindag), preside também o Comitê Executivo de Aviação Agrícola do Mercosul – que abrange as associações aeroagrícolas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e de outros países do continente. Ocupa também a Vice-Presidência do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag).

 

Me. Claudionor Junior Oliveira Gomes
Coordenador do MBA e Secretário Executivo SINDAG
Disciplina: Gestão Estratégica e Visão Sistêmica de Negócio
Doutorando em Administração (UNISINOS – Capes 6), Mestre em Indústria Criativa (Universidade Feevale – Dissertação: criatividade na gestão empresarial), formado em Marketing (ULBRA – artigo: Planejamento Estratégico – GPD), pós-graduado em (MBA) Gestão Empresarial (Universidade Feevale – Artigo: Planejamento estratégico Balanced ScoreCard), acadêmico de Ciências Econômicas e Líder Coaching. Como Sócio/Consultor atua desde 2009 em empresas do ramo calçadista, metalmecanico e entidades empresariais em Gestão Estratégica, Inovação e Humana. Foi Conselheiro do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Sul e atualmente é Secretário Executivo do SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola e professor de pós-graduação nas disciplinas de estratégias empresariais, criatividade e liderança, além de orientar e participar de bancas de alunos em formação.

 

Me. Gabriel Colle
Diretor Executivo SINDAG
Disciplina: Governança e o processo de sucessão familiar
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas/2004; Mestre em Administração. Dissertação: Sucessão Familiar Rural; Diretor Executivo do SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola; MBA em Gestão Empresarial Competitiva; MBA em Liderança e Comportamento Organizacional; Pós Graduado em Dinâmica dos Grupos; Consultor e instrutor credenciado ao Sebrae, Sesi e Sescoop; Professor de Pós Graduação ; Presidente do Conselho Curador do Fundo do Senado da JCI Brasil (2016-2019);  Presidente da JCI Brasil em 2012.

 

Esp. Renato Conchon
Economista | CNA – Confederação da Agricultura
Possui graduação em Ciências Econômicas, pós-graduação MBA Administração de Empresas, pós-graduação MBA Executivo em Finanças e Mestrando em Law and Economics (IDP/DF) (2020 a 2022). Atualmente atua na Coordenação de Assuntos Econômicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com uma equipe multidisciplinar, responsável pela coordenação de projetos que envolvem o agronegócio. Profundo conhecimento da legislação tributária direta e indireta. Elaboração e análise de projetos de viabilidade econômica. Amplo conhecimento em avaliação de processos e controles internos de áreas como finanças e tributos. Representação junto ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Já atuou em grandes empresas nacionais, no segmento do varejo e na indústria farmacêutica, como Coordenador Tributário, sendo o profissional responsável por obtenção de Regimes Especiais; Recuperação de Créditos; Atendimento à Fiscalização; Acompanhamento da Legislação e Regularidade da Empresa junto aos órgãos de fiscalização; Revisão de Declarações, Escrituração Fiscal; Adequação dos procedimentos junto a Legislação Tributária e Planejamento Tributário. Amplo conhecimento em avaliação de processos e controles internos de áreas como finanças e impostos e conhecimento em ERP.

 

Esp. Fábio Kagi
Engenheiro Agrônomo | SINDIVEG
Profundo conhecedor de boas práticas e produtos fitossanitários. Engenheiro Agrônomo pela UNESP – Campus de Botucatu e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. É filho de agricultores, tendo vivido diretamente ligado ao campo até consolidar carreira junto a indústria de defensivos agrícolas, na qual atua como executivo há mais de 10 anos. Já atuou nas áreas regulatória, educação e treinamento, inovação e sustentabilidade. Atuou como professor convidado no Curso de Especialização Latu Sensu em Proteção de Plantas da Universidade Federal de Viçosa e proferiu palestras em diversos eventos na área agrícola.

 

Dr. Haroldo José Torres da Silva
Economista pela Universidade de São Paulo (2013), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2016) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente, é gestor de projetos do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) e docente da Faculdade Pecege. Também é criador e idealizador do Canal EconomicaMente; Possui experiência especialmente na área de Economia Agrícola, com ênfase no desenvolvimento de modelos e sistemas voltados principalmente para os seguintes temas: análise de projetos, valuation, análise de custos de produção e pesquisas nos setores citrícola e sucroenergético.

 

Dra. Gabriela Allegretti
Médica Veterinária egressa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cursou MBA em Gestão Estratégica no Agronegócio na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como gestora de propriedades rurais em sistema de integração lavoura-pecuária no MS e RS. Mestre e Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS). Ganhadora da menção honrosa no Prêmio CAPES Melhores Teses do Brasil, na área interdisciplinar, no ano de 2018. Atua como diretora científica do Instituto Brasileiro de Bioeconomia (INBBIO). Professora do curso Administração em Agronegócios – ONLINE (IMED) e MBA em Agronegócios (IMED) nas disciplinas de sustentabilidade. Participa do Núcleo de Estudos em Bioeconomia aplicada ao agronegócio da UFRGS (NEBAGRO).

 

 

Dr. Cristian Rogério Foguesatto
Assessor do SINDAG em Gestão Financeira
Disciplina: Fundamentos na Gestão Financeira
Doutor em Agronegócios, Doutorando em Administração, graduado em Administração. Autor de diversos artigos acadêmicos nacionais e internacionais com foco no agronegócio. Sócio do Grupo Rara.

 

 

 

Me. Daiana Fiorentinn Wendler
Disciplina: Gestão de processos e Métodos de Solução de Problemas
Administradora e mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Experiência de mais de 15 anos na gestão de negócios, especialista em Sistemas de Gestão, tendo como referência o Modelo de Excelência em Gestão – Fundação Nacional da Qualidade. Experiente em prospecção, articulação, negociação e interação com empresas de diversos segmentos.

 

 

 

Dr. Henrique Campos
Assessor Técnico do SINDAG
Disciplina: Tendências de Tecnologia de aplicação
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Ipameri – GO (2009) e Mestre (2013) e Doutor (2017) em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação Produção Vegetal da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, Câmpus de Jaboticabal – SP. Atua principalmente na área de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários, Manejo de Plantas Daninhas e Entomologia Agrícola.

 

 

Eng. Agr. José Luis
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Câmpus de Dracena-SP (2018), Mestrando pelo programa de Pós-Graduação Produção Vegetal – UNESP (Dissertação: Capacidade Operacional e Qualidade de Aplicação de Aeronaves Agrícolas), Câmpus de Jaboticabal-SP. Pesquisador/Consultor na SABRI – Sabedoria Agrícola desde 2018, atuando na área da tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários

 

 

Esp. CLÉRIA REGINA DO NASCIMENTO MOSSMANN
Especialista em Documentação do setor aeroagrícola
Disciplina: Gestão da documentação e questões jurídicas Aeroagrícola
Graduação em Ciências Contábeis – UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), especialista em Direito Arbitral – JCA (Junta de Conciliação Mediação e Arbitragem – Dourados/MS) GSO – Gestora Segurança Operacional – habilitada pela ANAC e especialista em Documentação do setor aeroagrícola. Atua desde 2010 em empresas de avião agrícola, assessorando na parte de regulamentação. Sócia na Mossmann assessoria e consultoria aeroagrícola, coordenadora do Sistema de Informação da Aviação Agrícola Nacional do SINDAG – sindicato nacional das empresas de aviação agrícola e do IBRAVAG – Instituto Brasileiro de aviação agrícola.

 

 

DR. RICARDO VOLLBRECHT
Especialista em Direito Aeronáutico Aeroagrícola
Assessor jurídico do Sindag e do IBRAVAG
Disciplina: Gestão da documentação e questões jurídicas Aeroagrícola

Formado em Ciências Jurídicas pela PUC-RS, advogado há 25 anos, inscrito na OAB/RS e OAB/SP, pós-graduando em Direito Empresarial pela PUC-RS, diretor da KÜMMEL E KÜMMEL Advogados Associados e um dos maiores conhecedores dos desafios jurídicos no setor aeroagrícola do Brasil.

 

 

Dra. ANDREIA BRONDANI
Assessora do SINDAG
Engenheira Agrônoma, Diretora Técnica da empresa Plantarum Consultoria, Desenvolvimento e Tecnologias Ltda. Com graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Doutora em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado na Michigan State University, USA, na área de Bioquímica e Fisiologia . Possui Mestrado em Fitotecnia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialização em Direito Ambiental Internacional, pela Escola de Filosofia do Direito (UFRGS).

 

 

 

 

Me. ALINE DOTTA
Disciplina: Neurociência aplicada aos negócios
Psicóloga, Mestre em Neuromarketing, Especialista Gestão de Pessoas, Formação: Dinâmica dos Grupos, Personal & Professional Coach Certificada SBC, certificação internacional “Leader as Coach”, Executive Coach em fase de Certificação Nacional e Internacional. Founder na empresa Aline Dotta Desenvolvimento Humano Organizacional, realiza há mais de 15 anos Consultoria na área de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Pessoas, Equipes e Líderes. Professora da FGV Fundação Getúlio Vargas.

 

 

 

Me. LEONARDO JACQUES
Disciplina: Processos e técnicas de inovação – Agile management & SCRUM
Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale; Especialista em Logística e Operações pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; PÓS MBA em Liderança pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente nos cursos de Administração de Empresas e Logística no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Profissional com larga experiência na área de Operações Industriais, com cargos de Liderança em departamentos de produção e logística

 

 

Me. LUCIANE WOLFF
Psicóloga e Administradora
Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas
Administradora, Psicóloga, Professora, Mentora, Consultora, Facilitadora de grupos e atua no desenvolvimento de pessoas e grupos, no âmbito acadêmico e organizacional. Antes da docência, atuou por 10 anos como gestora e consultora de RH, apoiando no desenvolvimento humano com intervenções em gestão estratégica de pessoas e empresarial. Atualmente é Professora na Unisinos, nos cursos de graduação, Graduação PRO – DNA Jesuíta, Psicologia e Gestão para Inovação e Liderança, além de coordenar o MBA em Gestão de Pessoas. Pesquisa sobre as concepções de Coaching, Psicologia Positiva, Bem-estar Psicológico e Forças de Caráter, além de criar ferramentas e cursos para desenvolvimento humano. É Doutoranda em Psicologia Clínica na UNISINOS, na temática de saúde mental aplicada à profissionais de TI, e Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e Université de Poiters/França, dissertando sobre a eficácia de equipes em empresas de TI.

 

Me. João Henrique Paulino Pires Eustachio
Disciplina: Gestão de Vendas e Negociação inovadora
Economista e mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) com período sanduíche na University of Economics in Katowice, Polônia (UE Katowice). Em sua trajetória profissional, trabalhou em em áreas de marketing e vendas em diversas empresas como Coca-Cola, Monsanto e Beblue. Atualmente atua como docente, consultor, pesquisador, além de ser doutorando na FEA-RP/Universidade de São Paulo com o tema de pesquisa: Liderança Situacional Sustentável.

 

 

Me. Lúcio De Carli
Disciplina: Branding: Marketing Estratégico na atualidade

Sólida experiência em multinacionais de bens de consumo. Atuou nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas. Estudou e trabalhou no Brasil, Argentina e América Central. Professor de Pós-graduação, Graduação e Extensão – ESPM e Unisinos e Doutorando na Unisinos.

 

 

 

Dr. José Carlos da Silva Freitas Jr
Doutor em Administração (PPGA – UFRGS). Mestre em Administração (UNISINOS) e Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), possui Especialização em Administração de Empresas pela FGV, e em Docência do Ensino Superior pela UCB. Possui formação em Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Atua como Professor na universitário. Experiência de mais de 20 anos com desenvolvimento de liderança no Exército Brasileiro. Atuação em consultoria com foco em processo de tomada de decisão, desenvolvimento de liderança, grupos e equipes e outdoor training. Algumas organizações que já desenvolveu trabalhos: Lojas Colombo, Rede Notre Dame, APEME – Garibaldi, BANRISUL, entre outras. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/9070894806445071

 

 

CONVIDADOS ESPECIAIS

 

DR. EDUARDO CORDEIRO DE ARAÚJO
Agraciado emérito da Aviação Agrícola
Disciplina: AULA MAGNA
Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola de Agronomia Eliseu Maciel, em Pelotas, RS – 1967; Piloto Agrícola , formado pelo CAVAG (Ministério da Agricultura) em 1970; Especializado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – 1988. Funções exercidas:
Responsável Técnico e Piloto Agricola da Agroar Aviação Agrícola Regional (Pelotas, RS) de 1968 a 1972; Secretário Executivo da ANAPLA Associação Nacional dos Operadores Aeroagrícolas, de 1972 a 1973; Assessor Técnico da Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica, de 1973 a 1976; Sócio-Gerente e Responsável Técnico da Mirim Aviação Agrícola Ltda (Pelotas, RS), de 1976 a 1995; Diretor Técnico-Agrícola do IRGA – Instituto Riograndense do Arroz, de janeiro de 1986 a abril de 1987; De 1991 a 2010, foi Sócio-Gerente da Agrotec Tecnologia Agrícola e Industrial Ltda, em Pelotas, RS, empresa que fornece Consultoria e Treinamento de pessoal para Aviação Agrícola. A Agrotec é, também, Centro de Serviços Autorizados e Revendedor da Hemisphere GPS, empresa Norte- Americana fabricante de equipamentos DGPS Satloc e Del Norte, bem como da Micron, fabricante inglesa dos Atomizadores Micronair; Atualmente exerce, ainda, a função de Consultor Técnico do Sindag – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.

 

Eng. Agrônomo José Carlos Christofoletti
Agraciado emérito da Aviação Agrícola
Disciplina: AULA MAGNA
Graduado em agronomia (ESALQ-USP, 1966) tem trabalhado com aviação agrícola desde a sua formação acadêmica, tendo sido professor universitário por seis anos (FCMBB, Botucatu). Foi gerente técnico de duas empresas de aplicação aérea. Foi chefe da Divisão de Treinamento do CENEA e responsável pelos cursos de aviação agrícola daquela instituição. Foi gerente técnico da subsidiária da TeeJet Technologies no Brasil por 17 anos. Atualmente é consultor em tecnologia de aplicação.

 

CRONOGRAMA DE AULAS - *Podem haver alterações durante a pós graduação

Comments

wonderful comments!