26 de março de 2020

Sindag lança programa de mentoria gratuita para empresas aeroagrícolas

As 170 associadas terão encontros individuais e mensais com profissionais de planejamento estratégico, gestão de custos, coaching e outras áreas

Na próxima segunda-feria (30), o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) começa a colocar em prática o projeto Mentoria Sindag. A iniciativa oferece consultoria gratuita para as 170 empresas associadas à entidade, com 27 profissionais (veja a lista no final do texto) de áreas como planejamento estratégico, gestão de custos, coaching e outras. “Todos com experiência nesse tipo de atividade, atuando em consultorias próprias ou junto a entidades como o Sebrae. E prestando voluntariamente esse apoio ao setor aeroagrícola”, explica o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle.

O lançamento do projeto ocorreu no final da tarde dessa quinta-feira (26) e foi via Instagram, no perfil do sindicato aeroagrícola (@sindagbr). “Iremos focar temas como diagnóstico da situação atual da empresa, planejamento de longo prazo, sucessão familiar, plano comercial, plano de marketing, desenvolvimento de pessoas, gestão de custos e outros”, destaca Colle. Cada um dos consultores recebeu uma lista de cinco a sete empresas, que devem ser contatadas na próxima semana para o início dos trabalhos.

O roteiro vai abranger diagnóstico, plano de ação, análise dos primeiros resultados e ajustes e planejamento a longo prazo. “O empresário e o seu mentor é que vão decidir qual plataforma usar: se Skype, WhatsApp, Hangouts ou outra”, explica o diretor. “O uso das ferramentas de internet, apesar de em alta nesta crise do coronavírus, já estava definido desde o início do projeto, também para otimizar tempo e recursos. Aliás, também como uma tendência para otimizar a gestão”, completa.

ENCONTROS VIRTUAIS

No lançamento, Colle fez a apresentação virtual junto com o secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira – que explica que serão quatro encontros virtuais mensais, de março a junho. “O que não quer dizer que mentorado e mentor não seguirão se falando nesse meio tempo. É claro que poderão completar informações ou esclarecer dúvidas, por exemplo”, assinala Oliveira. A iniciativa faz parte do programa de melhoria contínua da aviação agrícola e está inserida no Planejamento Estratégico do Sindag, onde a qualificação dos gestores é uma das metas até 2022.

O Brasil tem a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo, que cresceu 3,74% em 2019, chegando a 2.280 aeronaves. O Sindag abrange quase 70% das 253 empresas do setor no Brasil “e o foco da entidade é aprimorar a gestão de cada associada tanto do ponto de vista dos números quanto das pessoas e do papel do setor na sociedade”, completa o secretário.

Confira a lista dos mentores:

Aline Dotta

Ana Letícia Lunardi