26 de março de 2020

Sindag lança programa de mentoria gratuita para empresas aeroagrícolas

As 170 associadas terão encontros individuais e mensais com profissionais de planejamento estratégico, gestão de custos, coaching e outras áreas

Na próxima segunda-feria (30), o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) começa a colocar em prática o projeto Mentoria Sindag. A iniciativa oferece consultoria gratuita para as 170 empresas associadas à entidade, com 27 profissionais (veja a lista no final do texto) de áreas como planejamento estratégico, gestão de custos, coaching e outras. “Todos com experiência nesse tipo de atividade, atuando em consultorias próprias ou junto a entidades como o Sebrae. E prestando voluntariamente esse apoio ao setor aeroagrícola”, explica o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle.

O lançamento do projeto ocorreu no final da tarde dessa quinta-feira (26) e foi via Instagram, no perfil do sindicato aeroagrícola (@sindagbr). “Iremos focar temas como diagnóstico da situação atual da empresa, planejamento de longo prazo, sucessão familiar, plano comercial, plano de marketing, desenvolvimento de pessoas, gestão de custos e outros”, destaca Colle. Cada um dos consultores recebeu uma lista de cinco a sete empresas, que devem ser contatadas na próxima semana para o início dos trabalhos.

O roteiro vai abranger diagnóstico, plano de ação, análise dos primeiros resultados e ajustes e planejamento a longo prazo. “O empresário e o seu mentor é que vão decidir qual plataforma usar: se Skype, WhatsApp, Hangouts ou outra”, explica o diretor. “O uso das ferramentas de internet, apesar de em alta nesta crise do coronavírus, já estava definido desde o início do projeto, também para otimizar tempo e recursos. Aliás, também como uma tendência para otimizar a gestão”, completa.

ENCONTROS VIRTUAIS

No lançamento, Colle fez a apresentação virtual junto com o secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira – que explica que serão quatro encontros virtuais mensais, de março a junho. “O que não quer dizer que mentorado e mentor não seguirão se falando nesse meio tempo. É claro que poderão completar informações ou esclarecer dúvidas, por exemplo”, assinala Oliveira. A iniciativa faz parte do programa de melhoria contínua da aviação agrícola e está inserida no Planejamento Estratégico do Sindag, onde a qualificação dos gestores é uma das metas até 2022.

O Brasil tem a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo, que cresceu 3,74% em 2019, chegando a 2.280 aeronaves. O Sindag abrange quase 70% das 253 empresas do setor no Brasil “e o foco da entidade é aprimorar a gestão de cada associada tanto do ponto de vista dos números quanto das pessoas e do papel do setor na sociedade”, completa o secretário.

Confira a lista dos mentores:

Aline Dotta

Ana Letícia Lunardi

Andrei Daniel dos Santos

Daiana Fiorentin Wendler

Dayane da Silva Jakel

Diego Brugnera

Edina Pereira

Ezequiel Schumann Rosa

Gilson Sálvio Zimmermann

Jean Pier Xavier de Liz

Júnior Oliveira

Rafael Jun Mabe

Luiza Utzig Modesti

Marcia Rodrigues Capellari

Marília Guenter

Pamela Fiuza

Roberta Bonet

Rodrigo Carrijo

Romualdo Francisco da Silva

Vanderlei Feldmann

Osmar Vicentin

Luciano Giannini

Gabriel Colle

Plinio Fernando Ribeiro Eng

Donario Lopes de Almeida

Robson Mendonça

Vânia Stoco Tomé

Roberto Scola

Comments

wonderful comments!