6 de maio de 2020

Sindag lança versão virtual do Congresso AvAg, com ações até 2021

Iniciativa visa a valorizar parceiros e estimular o mercado aeroagrícola durante a pandemia do coronavírus, após a transferência do encontro aeroagrícola deste ano

Lançado pelo Sindag na última semana, o projeto Congresso Web prevê uma série de atividades para os próximos meses. Tudo via internet e envolvendo o público do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. A ideia é valorizar os expositores e patrocinadores já confirmados, com foco também na interação com empresas aeroagrícolas, pilotos, técnicos e todo o mercado do evento. Um estratégia para manter motivados todos os atores do Congresso AvAg até a edição 2021 do evento – após o cancelamento deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus.

Conforme a coordenadora de Eventos do Sindag, Marília Güenter, as atividades no ambiente virtual começaram a ser preparadas logo que a entidade decidiu, no início de abril, transferir a programação presencial para o ano que vem. Com isso, o Congresso Web foi desenhado em duas partes, uma focada no público da mostra de tecnologias e equipamentos e, a segunda, abrangendo as palestras técnicas.

As ações para o público da feira tiveram seu start no dia do anúncio da proposta (terça-feira, dia 28). Elas ocorrem em três etapas: o marketing institucional dos expositores, a divulgação de promoções de produtos e serviços e a rodada de negócios online.  As atividades abrangem as empresas que já haviam reservado seus estandes no Congresso (que continuam valendo para a feira do ano que vem) e as que ainda os estão reservando seus espaços.

Também é pré-requisito não estar inadimplente com a coordenação da feira. “Há empresas que já estão com seus estandes pagos, as que seguem pagando as parcelas ajustadas e as que pediram reparcelamento do saldo. Tudo se ajusta, o que não pode é estar com parcela atrasada”, esclarece Marília.

REDES SOCIAIS

As campanhas de marketing institucional consistem em postagens, nas redes sociais do Sindag, de material mostrando a empresa em ação. O que inclui desde divulgação de iniciativas da marca e ações sociais, até convites para lives dirigidas a seus clientes. Os canais abrangem, por exemplo, todos grupos de WhatsApp de operadores aeroagrícolas, pesquisadores e outros parceiros do Sindag.  “Sem falar nos seguidores do Sindag no Instagram e no Facebook”, cita a coordenadora. As postagens são gratuitas e ocorrerão na proporção de uma ao mês para cada nove metros quadrados reservados de estande.

“Na parte de divulgação de promoções, teremos a Terça de Oportunidades, com postagens semanais de vantagens oferecidas pelos fornecedores. Podem ser descontos no preço de produtos, prazos especiais de parcelamentos e o que mais eles prepararem especialmente para esse dia, conta Marília.

Já a terceira frente de ação da vitrine virtual dos expositores deve ter largada nos próximos dias. Tão logo o Sindag apure o resultado da pesquisa feita entre os operadores aeroagrícolas sobre demandas de produtos e serviços para os próximos seis meses. A partir desses dados, serão separados os fornecedores de cada item e preparadas as rodadas de negócios.

PALESTRAS

Quanto às palestras do Congresso Web, elas devem ser anunciadas em 27 de maio, Dia Internacional do Piloto Agrícola. As apresentações ocorrerão pela plataforma Zoom e, entre os temas, estarão pesquisas e novidades em tecnologias, além de legislação, políticas para o setor e cenários econômicos. O roteiro vai abranger também as palestras dos patrocinadores do Congresso, apresentando produtos e serviços.

Conforme o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a movimentação nas redes sociais do Sindag segue até o Congresso AvAg. O evento presencial será em julho de 2021, em dias ainda a serem definidos. Mas no mesmo local de 2019 e onde seria este ano: o Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho, no interior paulista. “Mesmo com o contratempo da Covid-19, teremos a expectativa um evento ainda maior”, destaca Colle. E motivos para isso não faltam: o ano que vem vai marcar o centenário da aviação agrícola no mundo e o encontro brasileiro segue abrangendo o 28ª Congresso Mercosul e Latino Americano de Aviação Agrícola.

“Sem falar no maior tempo para prepararmos o 2º Fórum Científico da Aviação Agrícola, que terá premiação de trabalhos acadêmicos. Além de outras iniciativas novas que devem ter reflexo mais consolidado até lá, como o Projeto Mentoria”, ressalta Colle.

Clique abaixo para conferir a apresentação sobre o projeto: