16 de fevereiro de 2020

Sindag recebeu mais de 2 mil pessoas em estande na Abertura da Colheita do Arroz

Mais de 2 mil pessoas passaram pelo estande do Sindag na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, ocorrida de quarta a sexta-feira (dias 12 a 14) em Capão do Leão/RS. O número representa todo o público das 44 caravanas (de diversos municípios gaúchos e de outros Estados) que percorreram as Vitrines Tecnológicas (onde estava o sindicato aeroagrícola), mais uma parcela dos 7,5 visitantes de todo o evento. A movimentação ocorreu na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado e o público

Tocador de vídeo

00:00
00:26

Este foi o quarto ano consecutivo em que o Sindag participou com um estande no evento e o segundo em que contou com um avião agrícola em exposição. Porém, alguns diferenciais importantes, graças ao apoio da empresa Mirim Aviação Agrícola, de Pelotas: Os visitantes puderam conferir uma mostra dos equipamentos embarcados (atomizadores, sistema de pulverização eletrostática, aplicadores de sólidos (sementes e fertilizantes) e outros, além do fato da aeronave estar exposta em posição de voo. A Mirim também providenciou manequins vestindo os trajes e EPIs do piloto da equipe de solo.

Para completar, o estande tinha também uma mostra de drone de pulverização, da empresa AllComp Geotecnologia e Agricultura, de Porto Alegre. Sem falar nos voos virtuais do projeto Aviação Agrícola 360 Graus, do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). Aliás, os óculos de realidade virtual foram uma das vedetes das Vitrines, levando diversas pessoas par dentro de uma operação aeroagrícola – inclusive com a sensação do voo sobre lavouras.

ENCONTROS COM AUTORIDADES

Além de produtores rurais, agrônomos, técnicos e pesquisadores, o estande do Sindag recebeu a visita também de autoridades como o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), o deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS) e o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (DEM), além do presidente da Federarroz, Alexandre Velho. No caso dos parlamentares Heinze e Goergen, os representantes gaúchos no Congresso Nacional também tiveram uma reunião com diretores do Sindag, sobre demandas do setor aeroagrícola na esfera federal.

Dirigentes aeroagrícolas tiveram uma reunião com Heize e Goergen sobre demandas junto ao governo federal

Estande do sindicato recebeu a visita também do presidente da Federarroz, Alexandre Velho

Ainda no primeiro dia, o sindicato aeroagrícola aproveitou o evento para o encontro com empresários, técnicos e dirigentes do setor, na 59ª edição do Sindag na Estrada – a terceira em uma Abertura da Colheita do Arroz. Além de debater demandas e oportunidades do setor no Estado e falar sobre as ações do Sindag, a reunião teve a divulgação em primeira mão dos números atualizados da frota aeroagrícola nacional, pelo relatório elaborado pelo consultor e ex-diretor do Sindag Eduardo Cordeiro de Araújo.

Como todos em os anos, a programação culminou com a solenidade de abertura da colheita, no último dia de programação – quando autoridades federais e do Estado (como o governador Eduardo Leite), além de representantes das entidades agrícolas fazem a colheita simbólica de uma quadra de arroz, a bordo de três colheitadeiras. Momento também de reinvindicações, balanço e perspectivas do lado dos produtores e anúncios por parte das autoridades. Destaque este ano para a assinatura do edital entre a Secretaria Estadual da Agricultura, Superintendência do Porto de Rio Grande, Federarroz e Farsul, para o estabelecimento de um terminal destinado ao arroz no Porto de Rio Grande.

ENTREVISTAS:

Colle também conversou também com o comunicador Alex Soares para o programa Campo Aberto: