13 de novembro de 2024
Rondônia reconhece papel da aviação agrícola contra as chamas
Postagem com avião agrícola combatendo incêndio ilustra operações que tiveram mais de 4 milhões de litros de água lançados por aviões contra o fogo
O governo do Rondônia destacou o papel da aviação agrícola nas políticas do Estado para o combate a incêndios florestais na Região Amazônica. Inclusive colocando em uma postagem do Estado nas redes sociais a ilustração de um avião agrícola lançando água sobre a floresta, junto a viaturas dos bombeiro na linha de frente contra as chamas. A cena remete a um cenário que se repetiu milhares de vezes em várias partes do País este ano. E que, em Rondônia, representou cerca de 2 mil lançamentos contra o fogo feito pela Jusarah Aeroagrícola, associada do Sindag que tem base na cidade de Cerejeiras, no sul do Estado.
“Foram 47 dias de operações, que já somaram cerca de 4 milhões de litros lançados contra as chamas”, explica o empresário e piloto Rodrigo de Faria. Segundo ele, a empresa ainda segue em regime de plantão. “Tivemos 500 horas de trabalho com duas aeronaves, atuando em conjunto com os governos estadual (bombeiros) e federal (ICMBio)”.
Faria conta que essa foi a primeira atuação de uma brigada aeroagrícola local de combate a incêndio em áreas de preservação na Amazônia. O que significou bastante trabalho para a empresa. “Cerca de 25% do Estado é de áreas de reservas, sejam extrativistas, biológicas, indígenas e outras”, destacou, reforçando a importância da aviação agrícola nesse cenário. As missões foram realizadas em conjunto com helicópteros, que atuaram especialmente no transporte de material e brigadistas em solo. “O avião, nesse cenário, se mostrou fundamental pela sua rapidez em chegar a focos distantes e com boa capacidade de água”, enfatizo Faria.