Programa de desenvolvimento de gestores

  • Público Alvo do Projeto: Conselheiros do SINDAG

“Eu vi no meu tempo na IBM que a cultura não é apenas um aspecto do jogo, é o jogo.”

Lou Gerstner, Ex. CEO da IBM

“A cultura come a estratégia no café da manhã”
Peter Drucker

Essa frase, também está escrita na parede do centro de comando da Ford, EUA. Quem colocou lá, em 2006, foi o Sr. Mark Fields, ex CEO da empresa. Como lembrete de que uma cultura robusta é essencial para o sucesso. Por isso, seus gestores, devem estar atentos a cultura da corporação. Se ela se desalinhar ou não apoiar o restante dos conteúdos da empresa, ela “comerá” a estratégia no café da manhã. Este é o objetivo principal deste projeto: Desenvolvimento de gestores a luz do conceito de cultura organizacional.

Pesquisas em ambientes empresariais, sociais e de saúde, apontam que praticamente em 75% das vezes ou, a cada três de quatro organizações falham na elaboração e execução da estratégia, na melhoria de processos e operações, fusões e aquisições, implantação de novos programas, qualidade, inovações, desenvolvimento de equipes, capacitação de lideranças, criação de novas unidades de negócios, no crescimento, gestão da rotina, não por falta de esforços de seus executivos ou colaboradores, nem mesmo por falta de recursos ou conhecimentos. Na maioria das vezes, as pessoas querem realmente fazer um bom trabalho, mas falham, pela inabilidade de capturarem e fazerem mudanças na cultura. Cultura organizacional não é um tema que pode ser eliminado, descartado ou substituído. Ela é determinante para o sucesso ou fracasso empresarial. E também não é uma etapa apenas do plano estratégico, ou de uma pessoa responsável. Cultura se manifesta em toda empresa, ela é tudo, e o todo. Cultura pode promover uma melhoria na eficácia, ou também pode ser o principal obstáculo, que impede a organização a atingir seus objetivos.

A questão chave é: vale a pena correr tamanho risco no negócio atual, ou em se lançar em algo novo, sem investigar a cultura atual corporativa? Por conta disto, a principal proposta de valor deste projeto é ajudar os participantes a encontrarem a cultura atual da sua empresa e buscar, o desenvolvimento próprio e da empresa a luz desta cultura.

OBJETIVOS:

O projeto de DESENVOLVIMENTO DE GESTORES tem como objetivo oferecer aos Diretores reflexões, conceitos, instrumentos e ferramentas para reverem e avaliarem seu estilo profissional e pontos de melhorias.

JUSTIFICATIVAS:

Empresas são formados por pessoas, relacionamentos entre elas, ativos, regras, valores, metas, costumes, natureza das operações, processos e produtos. Quando juntamos tudo isso ocorre um processo que se chama de: CULTURA DA ORGANIZAÇÃO. Algo único e particular destas junções. As pessoas começam a se comportar com o objetivo de buscarem se encaixar neste cenário. Por isso não seria possível analisar apenas um elemento sem levar em considerações todos os elementos interligados entre si. Isso é, observar o fenômeno da cultura grupal. A cultura grupal é uma expressão de como as pessoas do grupo interagem entre si e com seus ativos, estabelecendo costumes fortes ao longo do tempo.

BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELO PROGRAMA:
  • Conhecer o principal perfil profissional dos Diretores;
    Alinhamento pessoal e profissional;
    Diagnóstico do funcionamento da equipe de Diretores SINDAG;
    Entender gatilhos disparadores que reduzem e aumentam a energia do grupo;
    Identificar forças/oportunidades/fraquezas/ameaças do grupo;
    Entender que papeis as pessoas desempenham na equipe;
    Potencializar a capacidade de trabalhar individual e em grupo, mediante maior entrega, conhecimento dos motivos e dos propósitos.
PROGRAMA:

Diagnóstico individual com os Diretores para alinhar objetivos e expectativas sobre o projeto, bem como realizar um diagnóstico qualitativo inicial a fim de investigar elementos culturais que operam a favor, e contra o desempenho da equipe.

Desenvolvimento em reuniões coletivas com todos os Diretores: Essa etapa tem como objetivo realizar o trabalho de Desenvolvimento de Gestores:

– Compreensão de si mesmo e dos outros;
– Como as pessoas se motivam e se comportam;
– Compromissos de lideranças e gerenciais;
– Cultura organizacional;
– Drivers de crescimento empresarial;
– Ciclo de vida das culturas e das organizações;
– Variáveis que influenciam o ciclo de vida das organizações;
– Fomento de um ambiente de trabalho produtivo;
– Construção de equipes;
– Mudanças bem sucedidas.

  • Coordenador do Projeto: Roberto Scola

Pós doutor em Psicologia (UK). Dr. em Psicologia Social (UK/UFRGS). Mestre em Administração de Empresas, (UFRGS). Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Didata em Dinâmica dos Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Certificação Internacional em Coaching pela ICC, e em NeuroCoachig pelo NeuroLeadership Institute, NLI. Capacitação em Radical Reinvention e Shadon Process no instituto FORD, EUA. Qualificado nos instrumentos MBTI® e MBTI®StepII (Fellipelli), Formação de Consultor em DISC (Etalent). Facilitador Certificado Oficial do uso do Lego Serious Play. Engenheiro Químico (UCS). Especializando em psicologia analítica Junguiana (instituto ANIMA). Atuo profissionalmente como Coordenador de Formação em Desenvolvimento de Grupos na SBDG, Consultor Empresarial, Coaching Executivo, Instrutor e Palestrante nas áreas de Cultura Corporativa, Alinhamento Organizacional, Capacitação de Gestores, Lideranças e em Desenvolvimento de Equipes. Professor universitário de pós graduação há mais de 20 anos.