Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola

SOBRE A ACADEMIA 

A Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola tem como objetivo atualizar, aperfeiçoar e capacitar profissionais sobre o tema Segurança Operacional Aeroagrícola, auxiliando na condução diária dos pilotos aeroagrícolas.

Realização: SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola
Apoio: Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA e Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC

Público Alvo: Empresários do Setor, Piloto Agrícola, Gestor de Segurança Operacional – GSO, Coordenadores de Aviação, Mecânicos e demais profissionais.

TURMAS E RELATÓRIOS

1ª Turma | Clóvis Candiota – Clique aqui e veja a lista dos alunos certificados
Relatório – 1ª Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola

2ª Turma | Leôncio Fontelles – Clique aqui e veja a lista dos alunos certificados
Relatório da 2ª Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola – 30.06.2020

 Em 2020 a Academia formou 232 alunos de 15 Estados Brasileiros com mais de 30 horas de capacitação oportunizada.

 CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
  • Alan Poulsen (SINDAG)
  • Alexandre Derivi Endres (ANAC)
  • Enio Strapação de Cezere (SINDAG)
  • Milton Cardoso de Lima (CENIPA)
  • Tenente Coronel Carlos Henrique Baldin
    Chefe do SERIPA V (CENIPA)
COORDENAÇÃO

Orientador: Henri Aernoudts – secretaria@sindag.org.br ou (55) 99178-1262
Finanças: Nara Alteneter – financeiro@sindag.org.br | WhatsApp (51) 99288-5242 com Nara.
Estrategista de mídias: Laura Haidrich digital@sindag.org.br
Gestor do Projeto: Junior Oliveira – secretarioexecutivo@sindag.org.br
Diretor Executiva: Gabriel Colle
Presidente SINDAG: Thiago Magalhães Silva

CONTEÚDO | MÓDULO 1

* A programação poderá ser alterada sem aviso prévio.

DIA 1
•Gerenciamento do Risco Aeroagrícola
•Estatísticas de Acidentes Agrícolas – Fator Contribuinte
•Reação a Mudança – Erro Humano

DIA 2
•Vistoria de Segurança Operacional
•Protocolos de Investigação SIPAER
•Prevenção de Acidentes Aeronauticos

DIA 3
•Aspectos Jurídicos do SIPAER
•Prevenção de Acidentes na Manutenção Aeroagrícola
•CTM – Registros de Manutenção

DIA 4
•Aerodinâmica no Contexto da Aviação Agrícola
•Planejamento Operacional na Aviação Agrícola
•Perda de Controle – Colisão com Obstáculo

DIA 5
•SGSO – Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional
•NR 31
•RELPREV / RCSV / RAC – Relatórios específicos
•Fadiga Humana e Automedicação

INSTRUTORES

Tenente Coronel Carlos Henrique Baldin
Chefe do SERIPA V
Cursos Acadêmicos – Formação de Oficiais Aviadores; Preparação de Instrutores; Aperfeiçoamento de Oficiais; Segurança de Voo (Prevenção e Investigação); Análise de Gravadores de Voo; Introdução ao Sistema de Aviação Civil;E-jets Operation – Familiarization Course; Phenom 100/300 Operation – Familiarization Course; Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (ITA); e Aircraft Accident Investigation Course (USC).
Cursos Operacionais – Tática Aérea;  Formação de Piloto de Combate (1º/5º GAv); Estágio de Combate SAR; Piloto Básico, 1P e IN na aeronave C-95A; Transporte Aerologístico e Transporte Aeroterrestre; Navegação Tática (V FAE); Preparação de Instrutores de Voo (AFA); Liderança de Esquadrão de Instrução em T-25; Liderança de Esquadrilha de Instrução em T-27; Tráfego Aéreo Internacional; Acrobacia à baixa altura; Demonstração aérea e Liderança avançada em T-27. Experiência de voo: 5.300 horas


Psiquiatra Anderson Ravy Stolf
Oficial Médico de Esquadrão Aéreo da FAB

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Médico de esquadrão do 1º/15º GAV (Esquadrão Onça), em Campo Grande-MS.Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


Paulo Matielo
Diretor do Centro de Treinamentos Nascer – Núcleo Avançado de Segurança, Controle de Emergência e Resgate – Presidente da ACISE – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Esteio. Pós-graduado em Eng. de Segurança pela Unisinos;  Membro da Comissão de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Aviação Agrícola; Professor convidado: UNISINOS, FEEVALE, UNIVATES e UNIFRA no curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança;


Alexandre Derivi Endres
Especialista em Regulação ANAC, Examinador Operações.Piloto de Linha Aérea,Piloto Agrícola – 10 safrasCopiloto Rio Sul Linhas AéreasInstrutor vooMecânico Manutenção – VARIGBacharel Ciências Aeronáuticas – PUCRS.EC-PREV – CENIPA


Milton Cardoso de Lima
Suboficial da Reserva do Comando da Aeronáutica, Integrante da Seção de Prevenção do SERIPA V, Integrante da International Helicopters Safety Team; Integrante da Comissão de Segurança de Voo na Manutenção (CNPAA); Instrutor do Curso de Elemento Certificado – Aviação Agrícola; Instrutor do CENIPA; Instrutor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas/ PUC-RS; e Tutor da Fundação Getúlio Vargas – Modalidade EAD.


Alan Poulsen
Sócio da Empresa Taim Aeroagrícola desde 1992, piloto agrícola desde 1979, formado no aeroclube de São Leopoldo em 1973. Voou executivo e taxi aéreo até 1980, com experiência em outros Estados. Piloto de demonstração nas aeronaves da NEIVA – EMBRAER. Instrutor dos Cursos do CENIPA CPAA – Agrícola desde 2017 e diretor do SINDAG – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola.


Doutora Caroline Venzon
Psicóloga Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Ciências da Saúde. Chefe da Subseção de Fatores Humanos do Quinto Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos SERIPA V.


Enio Strapação de Cezere
Sócio-Diretor e Piloto Agrícola da empresa Santa Vitória Aviação Agrícola. Atua há 30 anos na aviação, sendo 26 anos como Piloto Agrícola, somando-se mais de dez mil horas de voo. É elemento certificado para prevenção de acidentes na aviação agrícola (EC-AG), instrutor convidado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) no curso de elemento certificado em prevenção de acidentes na aviação agrícola. Tem na sua formação os cursos de Piloto Privado, Piloto de Planador, Piloto Rebocador, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Piloto Agrícola e Piloto de Aviões Multimotor pela Escola Aeronáutica Civil-EAC/RS, na qual foi instrutor de voo por três anos, perfazendo 1200 horas na instrução de voo. Além da aviação, é graduado em Gestão Financeira pela Universidade Luterana do Brasil em (2008) e Pós-Graduado em Gestão da Produção na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em (2010). Participa anualmente de congressos na área de aviação agrícola, e em diversos cursos na área de gestão de empresas.


Agadir Mossmann
Possui Graduação em Agronomia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2010) e Pós- Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Anhanguera. Seis anos de conhecimento no setor de químicos, executando atividades no setor Planejamento, Coordenação e Comercial. Amplo conhecimento em grandes culturas agrícolas (Soja, Milho, Cana-de-açúcar, eucalipto e Feijão). Cinco anos com experiência em pulverização aérea de defensivos agrícolas, atuando como Responsável Técnico e Coordenador. Dois anos atuando como gestor de segurança operacional em aviação agrícola. Atualmente é consultor do SINDAG nos assuntos referentes à Agência Nacional de Aviação Civil.


José Eron de Quadros Junior
Possuo 21 anos de trabalho no mercado aeronáutico. Fiz parte de empresas importantes do segmento, como Aeromot – Aeronaves e Motores S/A (09 anos), América Sul Materiais Aeronáuticos Ltda (02 anos), atuei também em uma escola de aviação civil e um aeroclube. Possuo conhecimentos nas áreas de elaboração e controle de procedimentos de manutenção de aeronaves e seus componentes (manuais de organização de manutenção e qualidade), registros de manutenção aeronáutica, documentação técnica de aeronaves e seus componentes e controle de material aeronáutico. Gestor de Segurança Operacional desde 2011 e Elemento Certificado Prevenção (EC-PREV) desde 2014, atuo desde 2012 como GSO em empresas de Aviação Agrícola e como assessor na EJR Assessoria Aeronáutica há 07 anos, prestando assessoria para empresas de Aviação Agrícola em Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional – SGSO e outros assuntos relacionados à ANAC.


Nilson Luiz Pires de Souza
FORMAÇÃO TÉCNICA:EEAR: 1987-1989 | ABRACO: 2001
TODOS OS CURSOS DE LOGÍSTICA DA FAB PARA GRADUADOS: INSPETOR DE CORROSÃO, INSPETOR DE MANUTENÇÃO.
FORMAÇÃO ACADÊMICA: LICENCIATURA/BACHARELADO MATEMÁTICA: UFRJ / LATO SENSU MATEMÁTICA PURA: FEUC RJ / EXTENSÃO MATEMÁTICA PARA ENSINO MÉDIO: IMPA | PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA FORMAÇÃO DE AERONAUTAS BRASILEIROS DESDE 2004. AERONAVES OPERADAS: T-27 TUCANO; T-25 UNIVERSAL; EMBRAER 110 BANDEIRANTE; EMBRAER AMX; NORTHROP F-5; GRUMMAN P-16; EMBRAER 145. ATUAÇÃO NO SIPAER: EC-MA DESDE 2014


Tatiane Coutinho
Técnico em manutenção de aeronaves pelo Senai Goiânia, cursando pelo Aero-td módulo GMP. Possui curso de gestor de segurança operacional pela Anac e prevenção de acidentes em aviação agrícola pelo Seripa V. Dois anos de experiência com CTM/BT em Táxi Aéreo, Sete anos de experiência em Oficina de Manutenção Aeronáutica como CTM e Biblioteca Técnica. Quatro safras (03 anos e meio) atuando como Gestora de Segurança Operacional e Controle Tecnico de Manutenção na Saguia Aviação Agrícola e consultora para a Aerocéu Aviação Agrícola e Xingu Aero Agrícola a assuntos relacionados a Agência Nacional de Aviação Civil.


André Luís Raimann
Graduaçao: Suboficial da Reserva da FAB
Formado pela EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica) em 1984, atuou no antigo SERAC-5 como Inspetor Técnico de aeronaves. Em 2005 foi cedido para a ANAC, onde continuou a desempenhar as funções de INSPAC Técnico até 2009, quando regressou à FAB, sendo classificado no SERIPA V. Atuou como Auxiliar Técnico do Fator Operacional nas investigações de acidentes aeronáuticos, bem como na Seção de Prevenção de Acidentes, auxiliando nas análises de RELPREV e na realização do curso de Elemento Certificado Aeroagricola, e nas Vistorias de Segurança de Voo. Desempenhou ainda as funções de tutor EAD nos cursos do CENIPA. Ingressou na reserva em Fevereiro de 2019.


Dr. Geovane Machado Alves
Profissional focado na advocacia corporativa e na atividade docente, com destacada atuação em questões estratégicas. Com mais de 14 anos de experiência In-house Counsel e em escritórios, coordenou diversas equipes de advogados e departamentos jurídicos. Advogado, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), especialização em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestrado em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Ex-Assessor Jurídico do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR). Atualmente, é sócio-coordenador do núcleo de Direito Tributário e Societário do escritório Cesar Peres Advocacia Empresarial. Além disso, é professor de graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER); e professor convidado em diversos cursos de pós-graduação. Diretor do Departamento de Direito Aeronáutico no Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e membro da Comissão de Sociedade de Advogados (CSA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS).

 

TRABALHO CIENTÍFICO

RODRIGO_DE_FARIA-[60647-685-5-869910]MONOGRAFIA_RODRIGO_FARIA_PDF_VF_PDF_A – Clique aqui para baixar o arquivo.


Comments

wonderful comments!