3 de julho de 2020

Congresso Científico

Histórico

Em 2019 teve início o projeto do Congresso Científico da Aviação Agrícola do Brasil, na época chamado de Fórum Científico, para despertar o interesse da Comunidade Acadêmica do todo o Brasil na pesquisa acerca de temas importantes deste setor. Por ocasião do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2019, foi realizado um amplo trabalho entre os operadores da Aviação Agrícola (proprietários de empresas e aviões, pilotos, mecânicos, engenheiros e demais profissionais da área) e também envolvendo os fornecedores dos mais diversos segmentos ligados à atividade, visando elencar pontos carentes de estudos científicos. Além destes profissionais envolvidos no levantamento, também se levou em conta a necessidade de comprovação científica em assuntos pontuais, que muitas vezes são mal compreendidos por não se terem estes fundamentos. (No final desta página encontra-se o relatório do Congresso Científico 2021, com a íntegra dos trabalhos apresentados).

Diante disso, o Congresso Científico da Aviação Agrícola vem fomentar a pesquisa científica para suprir esta importante lacuna no setor.

Temática do Congresso Científico 2022:

Tema Central: Competitividade e Segurança da Aviação Agrícola

• Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental
  • Inovação na Aviação Agrícola
  • Boas práticas na Aviação Agrícola
  • Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola
  • Tecnologia de Aplicação com Drones
Realização, Coordenação e Conselho Científico:

A promoção e realização é feita pelas duas entidades representativas da Aviação Agrícola no Brasil: Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e do Ibravag (Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola).

Coordenador responsável – Prof. Dr. Maurício Paulo Batistella Pasini.

Conselho Científico:

• Presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva
  • Presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kampf
  • Eng. Agr. Dr. Eduardo Cordeiro de Araújo
  • Med. Vet. Dr. João Carlos Deschamps
  • Eng. Agr. Prof. José Carlos Christofoletti

Dentro desta composição, os Doutores vão trabalhar no recebimento e aprovação dos trabalhos, e os presidentes das duas entidades avaliam a validade das pesquisas para o setor.

O Conselho também definirá os vencedores conforme as premiações detalhadas a seguir.

Premiação e Orientações 2022:
  • Primeiro lugar: Prêmio de R$ 3.000,00
  • Segundo lugar: Prêmio de R$ 2.000,00
  • Terceiro lugar: Prêmio de R$ 1.000,00
  • Prêmio Especial INOVAÇÃO: Menção honrosa

Todos os trabalhos premiados serão publicados na Revista da Aviação Agrícola (inscrita no ISSN sob número 2675-3928, o que garante publicação válida para o currículo do autor da pesquisa).

O envio dos trabalho deverá ser feito até o dia 31 de maio de 2022, através do email sindag@sindag.org.br

Veja normas, formulários e demais informações:

NORMAS

IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA

TEMPLATE TRABALHO

CONGRESSO CIENTÍFICO 2021 NA MÍDIA:

Rádio Guaíba, RS, 27/04/2021

Site SINDAG