3 de julho de 2020

Congresso Científico

Histórico 

Em 2019 teve início o projeto do Congresso Científico da Aviação Agrícola do Brasil, na época chamado de Fórum Científico, para despertar o interesse da Comunidade Acadêmica do todo o Brasil na pesquisa acerca de temas importantes deste setor. Por ocasião do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2019, foi realizado um amplo trabalho entre os operadores da Aviação Agrícola (proprietários de empresas e aviões, pilotos, mecânicos, engenheiros e demais profissionais da área) e também envolvendo os fornecedores dos mais diversos segmentos ligados à atividade, visando elencar pontos carentes de estudos científicos. Além destes profissionais envolvidos no levantamento, também se levou em conta a necessidade de comprovação científica em assuntos pontuais, que muitas vezes são mal compreendidos por não se terem estes fundamentos. (No final desta página encontra-se o relatório do Congresso Científico 2021 e 2022, com a íntegra dos trabalhos premiados).

Diante disso, o Congresso Científico da Aviação Agrícola vem fomentar a pesquisa científica para suprir esta importante lacuna no setor.

 

Congresso Científico 2024:

Tema Central: Tecnologia e Sustentabilidade da Aviação Agrícola

  • Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental
  • Inovação na Aviação Agrícola
  • Boas práticas na Aviação Agrícola
  • Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola
  • Tecnologia de Aplicação com Drones
Realização, Coordenação e Conselho Científico:

A promoção e realização é feita pelas duas entidades representativas da Aviação Agrícola no Brasil: Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola) e do Ibravag (Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola).

Coordenador responsável – Eng. Agr. Dr. Maurício Paulo Batistella Pasini.

Conselho Científico:

  • Eng. Agr. Dra. Andréa Brondani da Rocha
  • Eng. Agr. Dr. Edney Leandro da Vitória
  • Eng. Agr. Dr. Eduardo Cordeiro de Araújo
  • Med. Vet. Dr. João Carlos Deschamps
  • Eng. Agr. Me. João Miguel Francisco Ruas
  • Eng. Agr. Prof. José Carlos Christofoletti
  • Eng. Ftal. Dra. Maísa Santos Joaquim
Congresso Científico 2024 - Orientações para submeter um trabalho:

- Enviar para o email sindag@sindag.org.br - colocar no assunto: Congresso Científico 2024

Anexar os seguintes documentos:

- Identificação de Autoria - baixar modelo aqui

- Resumo do trabalho - normas aqui

Os trabalhos serão apresentados de forma presencial, no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, dia 20 de agosto de 2024, em Santo Antônio do Leverger, 30km de Cuiabá, MT. Eventualmente poderá ser disponibilizada a oportunidade de apresentação online – esses casos deverão ser combinados previamente com a organização do Congresso.

Haverá premiação em dinheiro para os 3 primeiros colocados, e Menção Honrosa para o Destaque Tecnologia e Sustentabilidade. O resultado será anunciado na Cerimônia de Encerramento do Congresso 2024, no dia 22 de agosto, no auditório principal do local do evento.

Os trabalhos vencedores serão publicados na Revista da Aviação Agrícola, inscrita no ISSN sob número 2675-3928, o que garante publicação válida para o currículo do autor da pesquisa.

 

 

ACESSE AQUI O RESUMO DO CONGRESSO CIENTÍFICO 2022 E OS RESUMOS DOS TRABALHOS PREMIADOS
CONGRESSO CIENTÍFICO 2021 NA MÍDIA:

Rádio Guaíba, RS, 27/04/2021

Site SINDAG

ACESSE AQUI O ARQUIVO COM TODOS OS TRABALHOS PARTICIPANTES DO CONGRESSO 2021

 

 

Comments

wonderful comments!