5 dicas para exercer a comunicação não violenta

Depois de abordarmos diversos aspectos que envolvem a comunicação não violenta (CNV), é o momento de colocarmos ela em prática. Em sua percepção até aqui, isso pode ser algo simples ou exige mudanças significativas no seu comportamento?

Acreditamos que os principais fatores que tornam essa atitude desafiadora é se permitir ouvir verdadeiramente o outro e se conectar com ele, além de conseguir identificar suas próprias emoções e necessidades, tendo uma comunicação mais clara e positiva.

Porém, sempre é tempo de dar o primeiro passo. Confira, abaixo, algumas dicas para exercer a CNV no seu dia a dia.

1 – Aprenda a ouvir o outro, sem fazer deduções

Evite o pré-julgamento ouvindo o outro com atenção, para entender seu ponto de vista. Não fique tentando responder e, em vez disso, faça perguntas que possam te ajudar a compreender a necessidade do outro. Caso fique com dúvidas, peça mais esclarecimentos, para não fazer interpretações erradas.

2 – Fale com clareza

Para evitar mal entendidos, fale sempre com clareza, verdade e simplicidade, permitindo que o outro possa compreender sua mensagem, sem rodeios. É importante que você deixe de lado o tom acusatório, evitando reações defensivas, e tenha objetividade ao expor suas necessidades.

3 – Aja com respeito e positividade

Nas relações interpessoais, é imprescindível respeitar a opinião e o modo de agir do outro, entendendo o contexto daquela pessoa. Quando identificar que sua fala está sendo negativa em relação ao outro e para com ele, reveja seu discurso. No mesmo sentido, aprenda a respirar e pensar antes de reagir com uma fala ofensiva ou que torne a conversa ainda mais difícil.

4 – Use sempre a empatia

Esse é um exercício diário e te ajudará a compreender melhor o outro, suas emoções, atitudes e sentimentos. Quanto mais empatia você tiver pelas pessoas, mais fácil será aplicar a comunicação não violenta. Da mesma forma, tenha paciência para entender que cada um realiza as coisas no seu tempo e o processo não é o mesmo para todos.

5 – Seja generoso

Quando somos gentis e proativos, agindo com o coração, tornamos as relações afetivas mais saudáveis. Ao mesmo tempo, quando pedimos algo, é importante que façamos isso com as palavras certas, sem agredir o outro, e expressando algo concreto.

Após essas dicas, desejamos que você consiga aprimorar sua comunicação e adotar a CNV como um hábito nas suas relações interpessoais.

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!