5 dicas para uma abordagem assertiva por telefone

Fazer uma abordagem assertiva por telefone significa, antes de tudo, não ser ignorado pelo cliente ou não deixar que ele desligue o telefone na sua cara. Isso já aconteceu com você em algum momento? 

 

Para que situações como essa não ocorram, preparamos 5 dicas essenciais para sua próxima abordagem por telefone. Confira!

 

1 – Defina o objetivo da sua ligação

 

O intuito é conseguir apresentar seu produto ou serviço? Agendar uma visita? Obter o contato da gerência? Solicitar um e-mail? O importante é você ter clareza de qual é seu objetivo ao fazer aquela ligação e, a partir de então, poder traçar uma estratégia e um indicador de resultado.

 

2 – Busque informações para conhecer o cliente

 

Você tem mais chance de gerar rapport quando tem um conhecimento prévio do cliente e uma noção de como abordá-lo. Por isso, informe-se sobre quem é ele, seja através de outros clientes ou pelas mídias sociais. Busque informações que possam gerar conexão e abrir portas para uma segunda conversa. 

 

3 – Mostre confiança no tom de voz

 

Como o cliente não está te enxergando, você precisa transmitir confiança e segurança por meio do seu tom de voz, da firmeza, do volume, velocidade, entre outros. Fale sempre com um sorriso (pois ele faz a diferença na sua entonação) e adeque o tom da conversa conforme o perfil do cliente e o objetivo da ligação também.

 

4 – Seja um bom ouvinte

 

Assim como numa venda presencial, saber ouvir o cliente é uma premissa para toda abordagem feita por telefone. Procure entender o que o cliente procura, quais suas dúvidas ou necessidades, e ajuste sua mensagem de acordo com isso.

 

5 – Use uma linguagem positiva

 

Seja educado e se mantenha positivo ao longo da conversa, usando palavras como “perfeito”, “com certeza”, “vou ajudar você”, “ótimo”, “por favor”, “obrigado”. Antes de encerrar a ligação, revise o que foi falado e pergunte se o cliente ficou com alguma dúvida.

 

Colocar essas dicas em prática pode aumentar os seus resultados e deixá-lo mais confiante para suas próximas abordagens.

 

Na semana que vem, vamos conversar sobre a abordagem de vendas pelo WhatsApp, ferramenta cada vez mais utilizada pelos vendedores.

 

Tenha uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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