Autoliderança: A arte de liderar a si mesmo

Você já ouviu falar de autoliderança? Nada mais é do que a capacidade de liderar a si mesmo, assumindo a responsabilidade por sua trajetória e buscando conhecimentos e habilidades para alcançar seus objetivos.

Parece simples, mas praticar a autoliderança envolve ter muito autoconhecimento e disciplina, além de desenvolver pensamentos e comportamentos construtivos, como a autoconfiança, o foco, a determinação e a resiliência. São fatores que permitem ao profissional ter autonomia e controle sobre sua carreira.

Em razão desses fatores, os profissionais que conseguem liderar a si mesmos são muito visados pelas empresas, pois conseguem assumir responsabilidades e têm consciência de onde estão, onde querem chegar e o que precisam fazer para isso.

Como desenvolver a autoliderança?

A autoliderança está muito ligada a autoconhecimento, portanto, quanto mais você se conhecer, mais fácil será desenvolver e aprimorar essa habilidade.

Nesse processo de autoconhecimento, é importante você ter clareza sobre quais são seus valores, suas principais motivações, suas características e habilidades, seus pontos fortes e pontos a melhorar. A partir disso, conseguirá analisar o cenário à sua volta, estabelecer prioridades e definir suas metas.

Aqui vão algumas dicas de como você pode estimular sua autoliderança:

– Assuma a responsabilidade por sua vida e sua carreira;

– Busque o autoconhecimento e entenda como melhorar seus comportamentos e habilidades;

– Não se contente em ser um profissional de nível médio e suporte os julgamentos por ser alguém diferenciado;

– Procure trabalhar com empresas ou profissionais que tenham os mesmos valores que você e permitam o seu desenvolvimento contínuo;

– Seja empático e estabeleça relações de confiança com seus colegas, pois isso te dará mais energia e motivação para trabalhar;

– Se você já é um líder, ajude a desenvolver a autoliderança em outros profissionais que trabalham com você, delegando tarefas, orientando e fazendo feedbacks positivos ao seu crescimento.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis pra você e ajudem no seu desenvolvimento.

Na próxima semana, vamos trazer mais dicas de como você pode melhorar a liderança e impactar nos resultados da sua equipe.

Tenha um ótimo dia!

Até breve!