Como fazer uma proposta comercial

Depois de entender o que é e qual a importância da proposta de venda, chegou a hora de você elaborar a sua e ampliar seus resultados.

Mas, se você tem dúvidas sobre como fazer uma proposta, não se preocupe: selecionamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa. Vamos lá?

1 – Faça uma breve apresentação da empresa

Para começar, coloque dados para identificar as partes, de maneira breve (razão social, endereço, CNPJ). Em seguida, escreva um ou dois parágrafos falando um pouco da sua empresa, com o que ela atua, qual é o porte etc. Caso a intenção seja fazer uma apresentação mais ampla e minuciosa, disponibilize um link ou um material anexo para o cliente acessar à parte.

2 – Mostre os benefícios do seu produto ou serviço

Neste momento, identifique qual ou quais são os principais benefícios que o cliente terá ao adquirir seu produto ou serviço, por exemplo: gerar mais lucro, diminuir custos, otimizar processos… Foque nos objetivos sem falar das características do produto em si.

3 – Apresente um diagnóstico

Mostre ao cliente que você estudou o caso dele e tem a melhor solução para resolver seu problema. Pode utilizar dados, citar depoimentos, entre outros argumentos que ajudem a embasar sua explanação. Deixe claro que você pode e está disposto a ajudar o cliente, apontando, de forma sutil, o que ele pode perder caso não adquira seu produto ou serviço.

4 – Tenha exemplos de sucesso

Quando você tem cases de sucesso de outros clientes para apresentar, fica mais fácil convencer de que sua solução é boa e pode ser um diferencial na empresa do seu prospect também. Portanto, tenha em mãos gráficos, indicativos e números que demonstrem o quanto seu produto ou serviço gera resultados.

5 – Use depoimentos de clientes

Para fechar, aposte nos depoimentos de seus clientes para dar mais credibilidade à proposta de venda. Fazer isso pode enfatizar todos os benefícios e argumentos que você apresentou anteriormente, deixando o prospect mais confiante e propenso a comprar de sua empresa.

Mais algumas dicas…

É recomendado que você entregue a proposta comercial em mãos, assim, você pode conversar diretamente, esclarecer dúvidas e obter mais atenção do cliente.

Lembre-se, também, de personalizar a proposta de acordo com a necessidade e a realidade de cada um, caprichando no visual e cuidando para que a redação não contenha erros.

Esperamos ter ajudado você e ficamos à disposição para mais esclarecimentos.

Faça uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!