Conheça 5 indicadores de produtividade e utilize-os na gestão do seu negócio

Se você pensa em ampliar o seu negócio, fazer mais e melhor, é preciso ter um controle das atividades e do fluxo de trabalho da equipe.

Quando você tem as informações em mãos, fica mais fácil tomar decisões e planejar os próximos passos da sua empresa.

Existem diversos indicadores que podem auxiliar nesse momento. Conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores são ferramentas capazes de medir a produtividade e orientar o caminho que a empresa deseja seguir.

Abaixo, selecionamos 5 indicadores de produtividade que você pode adotar no seu negócio. Confira!

1 – Indicadores de qualidade

Identificar o volume de reclamações, o tempo de resposta do atendimento ao cliente e o número de entregas dentro do prazo são maneiras de avaliar se o seu produto ou serviço está satisfazendo seus clientes no quesito qualidade – um dos indicadores mais importantes para o seu negócio.

Ao planejar as atividades com a equipe, é necessário definir os parâmetros de qualidade e o tempo esperado para a execução das tarefas. Depois disso, todos devem estar cientes de qual será o padrão adotado pela empresa para garantir que todos trabalhem com o mesmo propósito.

2 – Indicadores de capacidade

Para medir a capacidade, o tempo de execução é um importante indicador. Analise, por exemplo, quantas peças sua empresa consegue produzir ou quantos atendimentos externos consegue realizar dentro de um determinado período.

Com essas informações, será possível estabelecer metas de acordo com a capacidade de produção da empresa e você não vai se comprometer com tarefas que não poderá cumprir.

3 – Indicadores de lucratividade

Gerar lucro é o objetivo final de qualquer empresa, por isso, independentemente do tamanho do seu negócio, esse indicador precisa ser avaliado constantemente.

Analise se você não está perdendo tempo com um produto que não traz resultado, por exemplo, ou se você precisa aumentar o valor cobrado por determinado serviço.

4 – Indicadores de competitividade

Uma forma de medir a competitividade é com o market share, ou seja, o percentual de mercado controlado pela empresa em relação aos seus concorrentes.

A partir dessa análise, é possível definir as estratégias e melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

5 – Indicadores de rotatividade

Quando há um alto nível de rotatividade na equipe, a produtividade da empresa é prejudicada. Portanto, saiba identificar esse problema e analise quais são as causas (por exemplo, falhas na liderança ou sobrecarga de trabalho).

Quais desses indicadores você já utiliza?

Conte pra gente quais indicadores são fundamentais ao seu negócio e, se ficou com alguma dúvida sobre algum deles, não deixe de enviar uma mensagem.

Tenha uma semana produtiva!

Até breve!

Forte abraço!