Mapa da empatia: Aprenda a utilizar essa ferramenta hoje mesmo

No meio corporativo, existem muitas ferramentas disponíveis para te ajudar a conhecer melhor o seu cliente e, assim, ser mais assertivo, desenvolvendo produtos e serviços que façam sentido para ele.

 

Uma dessas ferramentas é o mapa da empatia. Você já conhece? Com ele, você pode mapear o perfil do seu cliente ideal e, a partir disso, desenhar uma persona e compreender melhor seus comportamentos e sentimentos. É uma forma de se colocar no lugar do outro para entender qual é a solução que ele precisa.

 

As perguntas essenciais

 

Para traçar esse perfil do cliente, o mapa da empatia se baseia em seis questões. Nossa sugestão é que você imprima um mapa (existem muitos modelos disponíveis na internet) e assim facilite a visualização e o preenchimento. Vamos às perguntas:

 

1 – O que vê?

 

Nesse ponto, você deve se perguntar o que o cliente está acostumado a ver em seu dia a dia, como são seus amigos, como é seu mundo, suas perspectivas, por quais canais ele se informa, que tipo de produtos ele enxerga etc. 

 

2 – O que ouve?

 

Pense o que esse cliente ouve das pessoas ao seu redor, que tipos de conteúdos ele escuta, quais pessoas e marcas o influenciam, entre outros.

 

3 – O que fala e faz?

 

Identifique coisas que o cliente costuma falar e fazer, quais são seus hobbies, quais são seus comportamentos e pelo que ele se interessa, por exemplo.

 

4 – O que pensa e sente?

 

Escreva quais são os pensamentos comuns desse cliente, como ele se sente, o que o motiva, quais seus sonhos e preocupações.

 

5 – Quais suas dores?

 

Mencione quais suas principais dores do cliente, barreiras que precisa superar, dificuldades encontradas no cotidiano, o que ele gostaria de alcançar etc.

 

6 – Quais suas necessidades?

 

Aqui, escreva o que é sucesso para o cliente, onde ele quer chegar e o que acabaria com seus problemas, por exemplo.

 

Respondendo a essas perguntas, você terá mais clareza sobre quem é a persona, ou o cliente ideal do seu negócio, e será mais fácil pensar estratégias e desenvolver soluções colocando-a no centro.

 

Na próxima semana, vamos falar um pouco mais sobre a definição da persona a partir do mapa da empatia. 

 

Faça uma excelente semana!

 

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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