O PROPÓSITO DO PILOTO AGRÍCOLA

A motivação é limitada, de tempos em tempos ela oscila e em muitos casos, determina a vontade de alcançar os objetivos, podendo trazer instabilidade na vida pessoal e profissional. Para um piloto agrícola diversos fatores podem influenciar a motivação. Como exemplo, vou citar alguns:

* a meta de voar “x” hectares;
* a oportunidade de voar em um avião melhor;
* a oportunidade de voar próximo de casa e assim perto da família;
* a possibilidade de construir a própria empresa e outros fatores que vou trazer em outro momento.

Tudo isso faz parte da motivação extrínseca, a qual está relacionada a fatores externos e determinam o nível de motivação do profissional. No entanto a arte de voar deve ser rodeada de disciplina, principalmente para manter o foco na vida, sendo na segurança operacional, seguido dos objetivos e metas do dia a serem alcançados. Estudar um manual, conhecer a aeronave que trabalha, manter o corpo e a mente saudável, são pontos fundamentais que compõe a disciplina da vida do piloto agrícola e jamais podem ser deixados de lado, mesmo quando a motivação não está em seu mais alto nível.
Disciplina e motivação estão diretamente ligados a algo maior, que é o PROPÓSITO. Saber para onde está indo com sua carreira e com sua vida, visualizar um ponto, uma meta de vida, para onde se quer navegar, ter clareza e vontade de realizar algo evita desvios negativos durante a trajetória de vida do piloto agrícola. Porém, o grande segredo está em tornar a profissão em um processo prazeroso. Amar o processo em si, acordar todas as manhãs quando o sol ainda não está brilhando, voar incansavelmente durante horas, dias e meses, levando comida a mesa da sua família, cativar os clientes e companheiros de equipe, entender que a aviação agrícola é um trabalho coletivo, faz total diferença na vida pessoal e profissional do piloto agrícola. Transformar a motivação e a disciplina em um hábito agradável, define a felicidade da jornada como profissional.

Thiago Magalhães Silva