O que é e qual a importância da proposta de venda

Começamos o mês de maio trazendo mais um assunto ligado à estratégia de venda – dessa vez, vamos conversar por aqui sobre a proposta comercial.

Dentro dessa temática, queremos destacar como fazer uma proposta de vendas, o que não pode faltar nela e os erros que você não deve cometer ao elaborar sua proposta, por exemplo.

Mas, para início de conversa, precisamos enfatizar o que é a proposta e qual a sua importância. Vamos lá?

O que você entende por proposta de venda?

Nada mais é do que um documento onde constam informações sobre a solução que sua empresa oferece, com formas de pagamento, prazos de entrega e outros dados que possam ser úteis para o fechamento de uma negociação.

Basicamente, a proposta tem o objetivo de oferecer o melhor produto ou serviço, que atenda à necessidade levantada, junto ao cliente, no momento da prospecção.

Pelo nosso conhecimento de mercado, podemos dizer que muitos vendedores consideram o envio da proposta apenas uma formalidade, oficializando o que já foi discutido pessoalmente ou por telefone.

No entanto, esse documento é de grande importância e precisa receber a devida atenção do vendedor.

Por que você precisa caprichar na proposta

Quando bem feita, a proposta comercial é um atrativo para que o cliente decida por comprar da sua empresa. Por isso, precisa ser bem elaborada e não parecer uma mensagem padrão, que você envia para todos os prospects.

Caso o documento não passe uma boa impressão ou não gere a confiança necessária para o cliente efetivar a compra, pode ser que a venda não se concretize.

Portanto, ao fazer uma proposta de venda, personalize as informações de acordo com o cliente e revise sempre, buscando a melhor forma de fazer a apresentação. Com certeza, valerá a pena “perder” alguns minutos nessa tarefa.

E você, como tem redigido suas propostas comerciais?

Faça uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!