Medalha 09: Alan McCracken

Nascido em Coleraine, no norte da Irlanda, e filho de agricultores, Alan McCracken reside atualmente em Daytona Beach, no estado norte-americano da Flórida. Aos 77 anos (completados em 16 de junho), ele já percorreu 134 países trabalhando em suas duas paixões: a agricultura e a mecânica. Engenheiro agrônomo e mecânico formado pelo Essex Institute of Agriculture, atualmente Writtle University College, em Essex, na Inglaterra, ele extensão em Aplicação Aérea no Cranfield College of Aeronautics, hoje Cranfield University, em Cranfield (a cerca de 80 quilômetros de Londres).

O novo indicado para o Mérito da Aviação Agrícola brasileiro conta quem teve sua paixão despertada para o setor enquanto trabalhava em experimentos na Polônia e Romênia. Falante na língua portuguesa, McCracken construiu carreira como um dos maiores especialistas do mundo em aplicação de químicos, tanto para proteção de lavouras quanto para combate a mosquitos. Ajudando muito no aperfeiçoamento do setor aeroagrícola brasileiro.

País aonde chegou pela primeira vez em 1973, para introduzir técnicas de aplicações aéreas e terrestres na dessecação da soja. Três anos depois, o potencial de maior uso de aviões nesse tipo operação foi tema de sua apresentação no 1º Simpósio Nacional de Operadores Aeroagrícolas, promovido pela Embraer na cidade de Guarujá, no litoral paulista. A partir daí, seu trabalho aumentou por aqui, ele participou de boa parte dos eventos aeroagrícolas realizados desde então e chegou a visitar o Brasil quase que mensalmente – até a chegada das restrições da pandemia da Covid-19.