IAVAG – Índice de Inflação do setor Aeroagrícola

O que é inflação?

Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica na diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços praticados.

O que é IAVAG? Qual o objetivo do IAVAG?

IAVAG é o índice de inflação da aviação agrícola. O objetivo é apresentar aos associados, assim como entidades interessadas o índice de inflação da Aviação Agrícola. Pode servir como base para:

* conhecimento das empresas associados do SINDAG sobre a questão inflacionária;

* alteração de preços das empresas;

* contribuir com o equilíbrio dos preços praticados no setor;

* os clientes entenderem os aumentos que impactam as empresas.

Qual a formação do IAVAG?

Dólar: Esse índice afeta diretamente o preço dos equipamentos utilizados no setor Aeroagrícola.

Petróleo e Etanol: Na frota Aeroagrícola é utilizado a querosene de aviação, assim como o etanol afetando diretamente os custos das aplicações aéreas

INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – que mede inflação percebida por famílias com renda entre um e cinco salários mínimos mensais

PESOS CONSIDERADOS NO ÍNDICE:

Índice do setor
O índice está sendo revisto.