29 de dezembro de 2024

2025 será o Ano da Segurança na AvAg

Anúncio ocorreu na fala da presidente do Sindag, Hoana Almeida, em live sobre o tema realizada em dezembro, com autoridades, empresários e pilotos

Dois mil e vinte e cinco será o Ano da Segurança na Aviação Agrícola. O anúncio havia sido ventilado no dia 19, na fala da presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, na abertura da live Cuidados que Salvam Vidas, promovida  pela entidade – assista na íntegra no final do texto. Em um ano que foi atípico para a aviação geral brasileira, com 134 fatalidades durante o ano, sete destas mortes ocorreram na agrícola. O que representa 5,2% de todas as fatalidades em acidentes aeronáuticos no Brasil.

Segundo Hoana, por conta disso, o Sindag está preparando uma série de eventos sobre o tema já a partir do ano, envolvendo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e outras entidades parceiras. Conforme a dirigente aeroagrícola, uma das programações será o Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola, que estava prevista para junho e foi antecipada para março.

A live de 19 de dezembro teve justamente um panorama desse cenário, com estatísticas sobre o tema, ações públicas e como o tema é trabalhado e pode ser aprimorado junto a empresas e operadores privados. Entre outros aspectos para fortalecer a cultura sobre segurança no setor. Além de Hoana, participaram o diretor da Anac, major-brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, os empresários e pilotos agrícolas Ricardo Cavina e Gianni Bozetto, além do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira – que também fez a mediação da live.  

Confira a íntegra da live sobre segurança na aviação:

Comments

wonderful comments!