21 de dezembro de 2020

Aviação agrícola integra programa EAD do Movimento Colmeia Viva

Módulo sobre aplicação aérea de agroquímicos teve apoio do Sindag e videoaulas, disponíveis no site do movimento e focam nas boas práticas agrícolas e apícolas

O Movimento Colmeia Viva colocou no ar em dezembro seu novo programa de educação a distância (EAD) sobre boas práticas agrícolas e apícolas em áreas de cultivos. O material conta com cinco videoaulas, que incluem a aviação entre as ferramentas para o trato de lavouras. Neste caso, a aula foi gravada com apoio do Sindag, que também é parceiro do Colmeia Viva. A participação do sindicato aeroagrícola no projeto havia sido alinhavada ainda no começo de 2020 e foi oficializada na metade do ano.

Gravações de módulo sobre aplicações aéreas teve participação do sindicato aeroagrícola

O Sindag é parceiro do Colmeia Viva desde seu início, em 2014. Por conta disso, a entidade participou, no início deste mês, da solenidade de entrega das metas do Compromisso Público 2020 do Movimento. Segundo o veterinário Daniel Espanholeto, um dos coordenadores da iniciativa, o Sindag encampou o propósito de dialogar com apicultores antes de aplicações de defensivos agrícolas, “uma medida considerada chave na proteção de abelhas e lavouras”.

Todas as aulas gravadas do Colmeia Viva EAD têm acesso gratuitos, mediante inscrição no site do movimento (clique AQUI). Conforme a agrônoma Rhaissa Michievicy, que também coordena o Movimento (e, junto com Espanholeto, ministra três das videoaulas), o programa é didático e atende com eficácia a qualquer faixa de público. O conteúdo é voltado principalmente a agricultores, apicultores, engenheiros agrônomos e técnicos do setor agrícola, aplicadores de defensivos agrícolas, prestadores de serviços na área, distribuidores e revendedores de insumos.

RESULTADOS

O Colmeia Viva é uma iniciativa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). O projeto deve divulgar nos próximos dias o relatório de seus resultados e benefícios até aqui para a sociedade. Os dados estarão na publicação Inovação da Indústria de Defensivos Agrícolas para Uma Relação Mais produtiva Entre Agricultura e Apicultura, que deve circular nos próximos dias. Ela poderá ser acessada no site do Movimento, onde também estão disponíveis outros trabalhos, como os dados de três anos de pesquisas sobre as causas de mortalidade de abelhas, o Manual de Boas Práticas do Colmeia Viva e ainda o acesso ao aplicativo para mapeamento de abelhas entre produtores, aplicadores e apicultores, entre outros serviços.