7 de março de 2024

BRASÍLIA: Fonavagri oficializa Núcleo de Estudos Aeroagrícolas na UnB e confirma edição 2025

Promovido pela Faculdade de Agronomia, em parceria com Sindag e Ibravag, evento foi o primeiro do gênero no Distrito Federal e reuniu cerca de 200 estudantes, pesquisadores, professores, gestores e autoridades para discutir panorama do setor aeroagrícola no País

Um sucesso, reunindo cerca de 200 estudantes, pesquisadores, professores, técnicos, gestores e autoridades. Que culminou com a criação, na Universidade de Basília (UnB), do Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri) e já tem confirmada sua edição 2025. Esse é saldo do 1º Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central (Fonavagri). Ocorrido nessa quarta-feira (6 de março), no campus da UnB na capital federal, o encontro já nasceu como um dos mais significativos eventos no País para qualificação e aproximação entre o setor e a sociedade.

A promoção foi da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), com a coordenação da vice-diretora da FAV/UnB, Maísa Santos Joaquim. A movimentação durou todo o dia, no Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia. Conforme Maísa Joaquim, o próximo passo agora é tirar o NEAAgri do papel, estruturando pesquisas e parcerias para geração de conhecimento. Incluindo a implantação de uma disciplina sobre tecnologia aeroagrícola no currículo da casa. O que, aliás, foi tema de uma reunião técnica já no dia seguinte ao evento (quinta-feira, 7 de março). Cuja pauta, aliás, também incluiu o start para os preparativos do Fonavagri 2025.

Clique AQUI para conferir as imagens do evento…

e veja no final do texto o vídeo com a íntegra do 1º Fonavagri

MESA REDONDA: lideranças debateram o cenário atual e perspectivas do setor aeroagrícola, reforçando seu protagonismo e a importância da proximidade com a universidade – fotos: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress

PAUTA

As palestras e mesa redonda do Fonavagri abordaram evolução do setor, regulação, tecnologias, segurança de voo, ações de melhoria contínua e cenários econômico e político da atividade. Apresentando também as oportunidades na área para futuros pilotos, agrônomos e outros profissionais.

Além de professores, participaram representantes do Ministério da Agricultura, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Bem como da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Mossmann Assessoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/DF), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e Movimento Inspira Brasília. Com patrocínio do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil/Ibravag e Sebrae), além da CNA, CropLife Brasil e Aviation Seguros.

A organização do Fórum contou com alunos de Agronomia e funcionários na Secretaria da FAV. Além

Palestras levaram ao público uma mostra da regulação, tecnologias, rotinas do setor, bem como sua segurança e oportunidades para graduados e pesquisadores

do apoio do Sindag e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), junto com Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola e Rede UMA – União das Mulheres do Agro. Com patrocínio do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil/Ibravag e Sebrae Nacional), além da CNA, Aprosoja Brasil, CropLife Brasil e Aviation Seguros.

A importância do meio acadêmico para fortalecer o setor

Após quase seis horas de palestras, o 1º Fonavagri teve ainda uma a mesa redonda que marcou o fechamento do encontro aeroagrícola na capital federal. A etapa final teve as falas do diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e do diretor-adjunto da Área Técnica da CNA, Maciel Silva. Com as manifestações também da superintendente de Pessoal da Anac, Mariana Altoé; do superintendente do Senar/DF, Eduardo Schulter, do coronel aviador Carlos Henrique Baldin, do Cenipa. Além da da coordenadora do Sistema Nacional de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag/Sindag) e sócia da Mossmann Assessoria, Cléria Mossmann.

COMISSÃO: organização do evento contou com parceiros, professores e alunos da FAV e funcionários da casa…

Já o diretor-executivo do Sindag e do Ibravag, Gabriel Colle, destacou a importância do Fonavagri ter sido promovido pela FAV e ter ocorrido dentro da UnB, “instituição considerada um dos pilares da Educação no País”. Colle ainda destacou o esforço do setor aeroagrícola em somar esforços pela qualificação e geração de conhecimento . “Esse é um dos objetivos o Ibravag, que nasceu a partir da iniciativa do Sindag justamente com a meta de focar em capacitação, educação e pesquisa.”

HOMENAGENS

Colle também chamou ao palco o diretor da FAV, José Ricardo Peixoto, e a vice-diretora (e coordenadora do evento), Maísa Joaquim, para receberem suas placas em homenagem pela realização do Fonavagri. No caso de Peixoto, a entrega ficou a cargo do presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf. Que, por sua vez, também destacou o protagonismo da UnB com o evento. “Temos atualmente 512 cursos de Agronomia no Brasil. E menos de 5% deles têm a cadeira ou matéria sobre tecnologias aeroagrícolas em seus currículos.”

CONVÊNIO: programação culminou com a assinatura da parceria entre Ibravag, UnB, Senar e Mossmann Assessoria para criação do NEAAgri

O diretor da FAV destacou a importância do trabalho do Sindag e do Ibravag para fortalecer a aviação agrícola e seu emprego em todo o País. “A luta deve continuar no fortalecimento no emprego de tecnologia,  já que a agricultura do Brasil é a locomotiva do mundo. E a aviação agrícola é um dos grandes instrumentos de tecnologia de ponta.”

A professora Maísa recebeu sua placa das mãos da diretora operacional do Ibravag, Michele Fanezzi. E agradeceu, emocionada, a lembrança.  Ela reforçou a homenagem a todo o grupo de alunos, funcionários e professores envolvidos com o evento. “Um marco no trabalho de mostrar à sociedade a importância da a aviação agrícola como essencial à produção. Além do apuro técnico de todos os profissionais envolvidos com a atividade e valorizando também a pesquisa.”

Confira no vídeo abaixo a íntegra do evento: